Jardim das Folhas Sagradas é o destaque do CineAfricanidade

O ‘Jardim das Folhas Sagradas’ é o destaque da edição deste mês de maio do Cine Africanidade, que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) exibe nesta quarta-feira, 29, às 18 horas, na sala de videoconferência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo. 

O documentário do brasileiro Pola Ribeiro, de 2011, mostra o uso das plantas por comunidades que tem raízes na cultura africana. E é neste universo que o Grupo de Religiões de Matriz Africana na Amazônia (Germaa) mergulha para debater junto com a comunidade religiosa afro-brasileira temas como preservação do meio ambiente, a intolerância religiosa e o preconceito racial. 

O encontro terá como palestrantes Lodunsine Tayandô, Dansotogiy, Yá Omi Ni Sàáa, e Yalorixá Emilisa de Oyá.

“É uma programação de extensão que realizamos todos os meses junto com mães e pais de santo de Belém. Sempre após a exibição do filme, chamamos a comunidade afroreligiosa local para palestrar sobre o tema. Desta forma se estabelece um diálogo, em pé de igualdade, entre a comunidade acadêmica e a comunidade afroreligiosa”, afirmou a professora Taíssa Tavernard, coordenadora do Germaa. 

Ela explica que o grupo se dedica a estudar as religiões de matrizes africanas para entender seu funcionamento, a influência na sociedade contemporânea e também contribuir na luta contra intolerância religiosa. 

“O esclarecimento é a melhor forma de lutar contra a intolerância religiosa e esta é a proposta do Cine Africanidade, quebrar preconceitos, levar o conhecimento para população”, afirmou.

O filme ‘O Jardim das Folhas Sagradas’ é fruto de 13 anos de pesquisa e de mais de 100 horas de gravação do cineasta baiano Pola Ribeiro. No centro da discussão, a espiritualidade do candomblé é urbanizada na Salvador contemporânea no esforço de desmitificar a religiosidade do teor primitivo ou escravocrata. 

O protagonista da história é Bonfim, um bancário negro, bem sucedido, bissexual, casado com uma mulher branca que se torna evangélica, que é designado a montar um terreiro de candomblé.

Serviço: 

Cine Africanidade exibe o documentário ‘Jardim das Folhas Sagradas’, de Pola Ribeiro. Dia 29 de maio, às 18 horas, na Sala de videoconferência (Castelinho – primeiro Andar) do CCSE - Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.

Texto: Ize Sena – Uepa
Fone: (91) 3244-5201 (91) 3299-2221 / (91) 8112 0744 
Universidade do Estado do Pará

Tv do Una, 156, Telégrafo, Belém-Pará. Cep: 66050-540
Fone: (91) 3299-2202






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura