Joaquim Franco vence prémio de liberdade religiosa/Portugal




O jornalista e investigador Joaquim Franco venceu a edição de 2013 do prémio Liberdade Religiosa, atribuído pela Secção Portuguesa da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa (AIDLR).

Joaquim Franco, investigador de Ciências Religiosas e jornalista da SIC, é ainda cronista do programa: Princípio e Fim, da Renascença, que passa domingo à noite. 

O texto premiado chama-se: “Da liberdade religiosa à urgência do diálogo – A experiência contemporânea” e segundo o júri: “O texto vencedor apresenta uma reflexão fundamentada e original sobre a importância do fenómeno religioso no mundo contemporâneo, partindo dos mais mediáticos casos de tensão religiosa nos últimos anos e apresentando o diálogo como fundamento da ‘inevitabilidade da liberdade religiosa na defesa do bem comum’”.

A entrega do prémio será no dia 28 de Maio à margem de uma conferência subjacente ao tema: “O Estado e a Religião: entre a ética do cidadão e a espiritualidade do crente”, que se realiza na Universidade Lusófona, em Lisboa, às 18h00.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura