Os sem-religião


Em meio à pluralidade religiosa característica do Distrito Federal, há um espaço crescente para quem pessoas sem religião, a exemplo do que acontece no restante do país.
 Cidades e bairros com alta renda per capita mostraram parcelas maiores de ateus, agnósticos e pessoas que ainda não elegeram uma religião. 
A Asa Norte tem 14,8% de população sem religião; Asa Sul, tem 12,4%; e lagos Sul e Norte contam 10,8% cada. No ano passado, o 
primeiro Encontro Nacional de Ateus (Ena)
proposto pela Liga Humanista Secular do Brasil, conquistou a adesão de 25 cidades brasileiras, inclusive Brasília
Brandon Dias, 19 anos, estudante de engenharia mecatrônica na Universidade de Brasília, foi um dos organizadores da reunião. 
"Articulamos tudo pela internet. O nosso objetivo foi abrir um grupo de discussão para cada um contar a sua história", explica. Recentemente, foi criada no DF a Associação dos Ateus do Planalto Central.
A sede provisória, junto a uma biblioteca científica em formação, funciona na casa de um dos membros, em Vicente Pires. "Não somos contra a existência de religiões, mas rejeitamos a intervenção religiosa no Estado", diz. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19.885 pessoas disseram não acreditar em Deus.
Elas integram os 236.528 brasilienses que se declaram sem religião,ateus e agnósticos. Isso representa 9,2% do total da população do DF e coloca o segmento em terceiro lugar no ranking da religiosidade na capital, atrás somente de católicos e evangélicos.

O número de pessoas que não frequentam nenhuma igreja é de 212.484 e de agnósticos, 4.159.No DF, os ateus representam 8,4% do grupo que se declarou sem religião na pesquisa, o dobro da média nacional, que é de 4%. Em todo o país, somente 8% se disseram sem religião, ateus ou agnósticos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura