Você sabe com quem está falando? O filósofo e o espírita sabem muito bem – Por Mônica Bernardes

No sábado, 8/6, um palestrante da Ramatis (Sociedade Espírita Cristã), na zona norte do Rio, fez a plateia rir ao explicar o quanto os homens devem ser humildes: cada um de nós é um indivíduo entre 7 bilhões de seres humanos de uma espécie (Homo Sapiens) das 3 milhões de espécies já classificadas, que vivem num planeta que gira em torno do Sol, que é uma das 100 bilhões de estrelas na Via Láctea, uma das 200 bilhões de galáxias que existem num dos Universos possíveis. Portanto, se alguém chegar para você e disser de forma esnobe "Você sabe com quem está falando?", basta responder "Você tem tempo?".

Eu já havia ouvido essa história divertida (e realista) em palestras do filósofo Mário Sérgio Cortella, autor de "Qual é a tua obra?", entre outros livros. E foi com alegria que percebi como a historinha do homem no universo se encaixou bem no tema da palestra: os relacionamentos entre as pessoas (família, casamento, amizade, etc). A Ramatis tem feito um trabalho incessante de conscientização das pessoas em busca de paz espiritual e equilíbrio emocional.


Os palestrantes abordam questões de filosofia, teologia, ciência. Recorrem a exemplos na arte, na música, em diversas manifestações culturais. Estudam, se aperfeiçoam e jamais fecham os olhos para a realidade. E, ao ouvirem um relato curioso, não pensam duas vezes antes de levá-lo até a plateia. Portanto, tais palestras são enriquecedoras independentemente da fé religiosa de cada um. Afinal, saber viver bem, se integrando à sociedade de forma harmoniosa, é o que todos queremos.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura