Igreja Santa Teresa D´Ávila, em Rio das Flores, RJ, passa por reformas

A igreja Santa Teresa D´Ávila, em Rio das Flores, RJ, onde Santos Dumont e a irmã dele foram batizados está fechada para reforma. 

A matriz ainda preserva a arquitetura original, mas as marcas do tempo estão visíveis. Os painéis estão descascando, as paredes tem infiltrações, e o altar, de madeira, tem rachaduras e marcas de desgaste. As obras começaram há dois anos e meio.

“A igreja ela estava realmente precisando realmente de uma intervenção. Bastava chegar e olhar que se percebia que estava muito desgastada com o tempo”, explicou o pároco Décio da Silva Epífano.

A igreja vive de doações e do dízimo dos fiéis. A verba arrecadada só permite que seja feita uma reforma estrutural, enquanto o ideal seria a restauração completa, para que as pinturas, os entalhes e as peças, que estão aqui desde que o patrono da aviação foi batizado, não se percam com o tempo.

“Aqui faz parte do Vale do Café então podemos até dizer que o coração do Brasil economicamente bateu aqui. E antes da cidade chegar já estava aqui a igreja, Então, não pode se perder essa questão histórica, essa memória”, disse o pároco da matriz.

A obra, que já contou com mais de 100 funcionários, hoje tem apenas dois. As janelas e o forro foram trocados, toda parte elétrica foi refeita, mas, mesmo assim, não existe previsão para reabertura. E o investimento para que tudo fique como era antes é bem alto.

“Esse projeto foi orçado há cinco anos atrás em R$ 2 milhões. Pra ver se nós conseguimos aí uma parceira para recuperar essa obra histórica. Aqui não é só a questão religiosa. Isso aqui é um legado da cidade e também do nosso país”, concluiu.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura