quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Artista marroquino faz palestras em Santa Catarina – Por Aurea Santos

Radicado no Brasil, Abdelaziz Bahsain fala sobre o mundo árabe, sua arte, caligrafia, religião, roupas e costumes nesta terça (02) e quarta (03). Obras do pintor também estão à mostra.

O mundo árabe, sua arte, caligrafia, religião, roupas e costumes serão tema de palestras que acontecem nesta terça (02) e quarta-feira (03), em Palhoça, Santa Catarina

Quem irá falar sobre estes assuntos é o artista plástico marroquino Abdelaziz Bahsain, que depois de trabalhar em Portugal e na Espanha, está há três anos radicado no Brasil.

 “A caligrafia é a forma de linguagem da arte”, diz o artista. As ruas, as cidades e os costumes árabes são temas frequentes dos quadros de Bahsain, que também pinta obras abstratas. 

Para ele, é importante que as pessoas saibam mais sobre a cultura árabe para que “passem a ver de outra forma e mudem o pensamento sobre o mundo árabe”, diz, referindo-se à imagem negativa da região que é frequentemente transmitida pela grande mídia.


A palestra acontece no shopping ViaCatarina, onde até sexta (06) está montada uma exposição, na qual o público pode ver as obras de Bahsain e alguns trajes típicos de países árabes. 

“Trazemos roupas do Líbano, Síria, Marrocos. Montamos um cenário para que a pessoa entre e se sinta no mundo árabe”, explica. Na mostra, os visitantes podem vestir os trajes e tirar fotos, além de terem seus nomes escritos em árabe.

Natural de Tetouan, Bahsain estudou na Escola de Belas Artes do Marrocos. Aos 19 anos, foi para Portugal, onde trabalhou como pintor e decorador. Foi lá também que conheceu sua esposa, uma brasileira.

O artista morou ainda na Espanha. Lá foi nomeado embaixador da Associação Amigos de Gaudí, na cidade de Reus, na qual nasceu o arquiteto modernista catalão Antoni Gaudí. “Eu tinha uma linha de trabalho ligada ao Gaudí”, afirma o marroquino.

No Brasil, já participou de feiras como a Mãos da Terra, feira internacional de cultura e artesanato que acontece no sul do País, e o Mercado Persa, evento de cultura árabe que ocorre anualmente em São Paulo.

Seus quadros são pintados com técnicas variadas, que vão do óleo ao nanquim. Atualmente, o artista tem 50 obras disponíveis para exposição. Seus trabalhos são vendidos em diversas lojas em Santa Catarina e também são enviados ao exterior. “Tenho clientes de países árabes que entram em contato comigo”, revela.

Serviço
Palestra com Abdelaziz Bahsain
Dias 02 e 03 de outubro
Das 19h às 21h
Local: Espaço cultural do Shopping ViaCatarina
Avenida Atílio Pedro Pagani, 270
Palhoça – Santa Catarina
Vagas: 50
Os ingressos podem ser adquiridos na hora
A exposição das obras e trajes típicos pode ser vista até 06 de outubro, gratuitamente.




Nenhum comentário: