sábado, 30 de novembro de 2013

Museu da Bíblia vai comemorar 10 anos

O Museu da Bíblia (MuBi), o primeiro do país e o maior do mundo em sua especialidade, está completando 10 anos. 

Para comemorar este marco, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, cidade da Grande São Paulo onde o MuBi está instalado, realizará uma celebração especial no dia 12 de dezembro, às 19h. 

As atrações incluem exposição de fotos históricas que retratam a trajetória de uma década, apresentação musical do grupo Vozes da Traviatta e abertura da nova exposição temporária “Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo”. 

São aguardadas autoridades públicas e personalidades, muitas delas alvo de homenagens, por terem contribuído para a concretização deste importante espaço. O MuBi está localizado à Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, em Barueri.

O MuBi coloca à disposição da comunidade um magnífico acervo reunido ao longo de mais de 60 anos, promovendo educação e cultura por meio das Sagradas Escrituras. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri viabilizou sua criação, em dezembro de 2003. Ocupando uma área de 900 m2, integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.

“Quando o Museu foi concebido, a ideia era fazer a Bíblia dialogar com a história da humanidade. A Bíblia, além de ser o livro de fé dos cristãos, é um dos escritos mais antigos. Hoje, ela é um livro impresso ou digital, mas partes desta obra foram escritas em pedras, tábuas, pergaminhos”, relata Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social e diretor do MuBi. 

Uma das atrações da cerimônia comemorativa será a leitura de versículos bíblicos por pessoas de diferentes perfis, como índios, pessoas com deficiência visual, crianças e idosos. 

“A Bíblia é o livro mais lido e traduzido de toda a história. Atualmente, mais de 2.500 línguas já contam com ao menos um trecho das Sagradas Escrituras. Isto inclui a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o método braile”, destaca Seibert.

O evento também marcará a inauguração da nova exposição temporária. Com o tema “Lendo a Bíblia ao Longo do Tempo”, a mostra reúne peças e publicações, além de meios tecnológicos e painéis que apresentam a evolução dos métodos de leitura das Sagradas Escrituras, desde os rolos até a mídia digital.

230.589 visitantes já tiveram a oportunidade de conhecer Bíblias e textos bíblicos em diferentes idiomas, além de incontáveis peças do acervo do MuBi. Ali estão reunidas preciosidades como a Bíblia Vulgata, de 1583; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo. Há também um conjunto de 144 traduções bíblicas; a Bíblia em Braile; materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém e água do Mar Morto.

Entre as peças que mais chamam a atenção está uma réplica, em atividade, da prensa de Gutenberg, fabricada na Alemanha. Considerada uma das grandes invenções da humanidade, a prensa possibilitou que o Livro Sagrado fosse reproduzido e difundido pelo mundo. Destacam-se ainda as roupas da época do Apóstolo Paulo; curiosidades como a Bíblia King James impressa numa única página; e objetos que resgatam a história da escrita (vasos de cerâmica, papiros e pergaminhos).
Serviço:

Comemoração pelos 10 anos do Museu da Bíblia
Data: 12 de dezembro de 2013
Horário: 19h
Local: Centro de Eventos/Museu da Bíblia - Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri. 






Nenhum comentário: