ONG evangélica envia 155 voluntários para o Haiti - Por Leiliane Roberta Lopes

No mês de outubro a ONG:

“Conexão Voluntários em Campo” 

enviou durante o mês de outubro 155 voluntários para o Haiti. Brasileiros de todas as regiões do país aceitaram o chamado espiritual para prestar apoio aos haitianos.

A maioria dos voluntários tem entre 18 e 25 anos, jovens interessados em ajudar de alguma forma a população que sofre com a fome e as doenças, fruto do terremoto que assolou o Haiti em janeiro de 2010.

Os brasileiros aceitaram deixar suas casas para enfrentar cidades sem saneamento básico, iluminação, alimentação escassa e moradias precárias, tudo em nome de um propósito maior.

“Fizemos uma antes do terremoto e cinco após a tragédia que deixou toda a população numa condição de vulnerabilidade muito grande. Eu diria que enviamos uma média de 210 voluntários neste período, mas neste mês de outubro podemos dizer que atingimos um recorde que acredito será difícil de superar futuramente, pois numa só viagem são 155 pessoas”, disse o líder da ONG, pastor Marcos Grava Vasconcelos.

O pastor Grava afirma que os jovens que se interessam em ser voluntários no Haiti são aqueles que realmente estão dispostos a ajudar o próximo, pois o país não oferece atrativos.

“O Haiti é um país que não tem um atrativo, principalmente para a juventude, portanto, os que seguem para lá são aqueles que querem realmente contribuir para minorar o sofrimento existente.”

Na área de construção de casas a ONG levou 12 voluntários

Os 155 voluntários vão atuar nas áreas da saúde, educação e esporte.  “No Haiti existe um médico para 30 mil pessoas. Nós sempre levamos médicos e dentistas desejosos de doar um pouco do seu tempo e talento para atender esta população. A área de educação também é muito necessitada, porque existe uma quantidade enorme de crianças no país e podemos fazer muito através do nosso pessoal”, explica o pastor.

Já o esporte terá como objetivo servir como lazer para jovens e crianças haitianos, como explica o líder da ONG. 

“Temos equipes para a realização de jogos juvenis, muitas atividades que envolvem as crianças, proporcionando momentos de descontração e alegria. Em todos estes trabalhos que realizamos podemos falar de Jesus às pessoas e ajudá-las a descobrir o caminho da salvação.”


Outro trabalho da ONG que merece destaque são os treinamentos na área civil, os haitianos recebem a capacitação profissional para poder reconstruir o país. Isso só é possível graças ao apoio de profissionais brasileiros que são da área e decidem servir de voluntários no país.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura