Mais de 350 mil pessoas celebram Ano Novo na Praia da Ponta Negra, em Manaus – Por Diego Toledano

Várias famílias foram conferir a festa, com apresentações do sambista Diogo Nogueira e de artistas locais, além da queima de fogos, para comemorar a chegada de 2014.

Cerca de 350 mil pessoas festejaram a chegada do ano de 2014 na madrugada desta quarta-feira (1º), na Ponta Negra, localizada na zona oeste da capital. A noite contou com atrações nacionais no palco, como o cantor Diogo Nogueira e outros 20 artistas amazonenses, além do tradicional show de fogos de artifício, que durou mais de 15 minutos.

Entre o público presente, nenhum empecilho impediu a população manauara de dar boas vindas a 2014. Grávida de seis meses, a empregada doméstica Michele Freitas, de 30 anos, contou que compareceu ao evento para agradecer as conquistas realizadas em 2013. 

"Comprei meu carro e minha casa neste ano. Não tenho nada do que reclamar. Peço apenas saúde para mim e para minha família", disse. A gestação não a impediu de também assistir a queima de fogos. "Vamos ficar até a primeira manhã de 2014 para termos essa lembrança em família".

Criar memórias familiares é o desejo da cozinheira Maria Socorro Araújo de Castro com esta nova fase. Há vários anos, assim como esta terça-feira (31), de 2013,  a manauara reuniu os parentes em um piquenique tradicional na orla da Ponta Negra. 

"É um lugar lindo, especialmente depois da reforma. Trazemos nossa própria comida para nós sentirmos em casa. Para 2014, rezo para alcançar mais vitórias com minha filha e meus netos".

Seguindo a mesma tradição na Ponta Negra, a professora Neula Botelho, de 42 anos, convida cerca de 20 amigos todos os anos para celebrar a virada no calçadão, com a ceia posta em frente ao anfiteatro. 

"Viemos de vários bairros e de todas as zonas da cidade e nos reunimos aqui há 16 anos. Trazemos nossa casa para cá, com comidas e nossa própria música. Como vamos trabalhar às 5h, ficaremos até às 3h".

Para garantir a segurança dos presentes, cerca de 1,5 mil policiais militares acompanharam todo o evento. Presente na festa de Réveillon, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que completa um ano de gestão, fez um balanço das ações já realizadas. 

"Foi um início vitorioso. O povo manauara recebeu de volta o orgulho da cidade. Foi o primeiro ano e já estamos com uma sociedade mais coesa", avaliou. Sobre o próximo ano, o prefeito definiu a tática com uma palavra: trabalho. 

"Estamos apenas no início. O trabalho começa amanhã mesmo, 1º de janeiro, de forma intensa. Precisamos de uma cidade funcional". 

Ritual religioso

Na margem da praia da Ponta Negra, aproximadamente 50 pessoas realizaram o Festival de Iemanjá, uma tradição que acontece em Manaus há mais de 50 anos.

O presidente da Associação de Raízes Afrodescendentes do Amazonas, Alberto Jorge, contou ao Portal D24AM que o segmento religioso está feliz com o respeito que conquistou em 2013, mas explicou que ainda há um longo caminho a percorrer até chegar ao objetivo.

"Há muito respeito com eventos natalinos e de outras crenças. Neste ano, conseguimos apoio de algumas secretarias e do Corpo dos Bombeiros para a segurança dos participantes do ritual, mas precisamos conquistar o respeito de pessoas de outras religiões", ressaltou.

Os participantes do ritual dedicaram oferendas à Iemanjá na esperança de paz para o próximo ano. "Desejamos amor, respeito e tolerância para 2014. Nada além de amor e paz", concluiu.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura