terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

35ª Jornadas de Estudos Teológicos

A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove entre os próximos dias 26 e 28 em Lisboa as: 

35ª Jornadas de Estudos Teológicos

sob o tema: 
‘Imaginar a Igreja - Sinodalidade, Colegialidade, Ministério de Pedro’.

“A oportunidade destas jornadas ou da temática das jornadas foi um pouco suscitada pela atualidade do Papa Francisco colocou no seio da Igreja quando se fez anunciar como o bispo de Roma e isso interpelou imediatamente e teologicamente para de alguma forma colocar em evidência duas questões de que falam estar jornadas: a colegialidade entre a Igreja de Roma e as igrejas paroquiais e a sinodalidade, ou seja, este clima de diálogo e de partilha que deve existir entre as várias igrejas”, refere à Agência ECCLESIA o padre João Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia.

Estas jornadas que “têm tido abrangências muito diferentes, já tiveram como objetivo a formação do clero por exemplo, passando agora a ser um pouco menos abrangente mais viradas para uma perspetiva de investigação temática, mais de aprofundamento de um tema específico”, disse.

Abertas “ao público em geral”, as jornadas destinam-se “a toda a Igreja Católica, seja o clero como aos leigos, e a faculdade sente que é importante aproveitar estas oportunidades para criar uma cultura teológica e se há cultura teológica que é necessária é na área da eclesiologia”.

“Para além de ser preciso haver um clero bem formado é essencial ter leigos ativos, participantes que não sejam apenas na ordem do fazer porque temos imensa gente que trabalha nas comunidades na área do social, na formação de leigos e jovens mas precisamos que essa formação seja complementada não apenas com a boa vontade mas também aprofundá-la com a qualidade que se vê ao nível da Igreja pela formação”, sublinha o padre João Lourenço.

“Se o serviço prestado na Igreja for dado com uma boa formação vai ser muito melhor certamente” e isso vai tornar “as comunidades mais serenas” porque vai haver gente capaz de gerir as coisas e a vida da Igreja de uma forma harmoniosa e as jornadas são também uma oportunidade para isso”.

Estas jornadas são “a cereja no topo do bolo” porque “a faculdade de teologia tem uma multiplicidade de áreas e cursos que comtemplam outras dimensões e estas jornadas permitem apurar um tema e elevá-lo a um estudo mais aprofundado”, concluiu o diretor da Faculdade de Teologia da UCP.

As jornadas vão contar com palestras a cargo de dois convidados estrangeiros, Alphonse Borras, teólogo e canonista belga, e Salvador Pié-Ninot, professor de Teologia Fundamental e de Eclesiologia na Faculdade de Teologia da Catalunha.

A iniciativa vai estar em destaque no Programa ECCLESIA (RTP2, 18h00), na quarta e quinta-feira.




Nenhum comentário: