50 Anos do Golpe Militar de 1964


A FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), CENEDIC (Centro de Estudos dos Direitos de Cidadania), o Departamento de Ciência Política, o Centro de Estudos da Cultura Contemporânea e a Fundação Friedrich Ebert Stiftung convidam:

50 Anos Do Golpe Militar De 1964



Os dias 31 de março e 01 de abril de 2014 marcam os cinquenta anos do começo de duas décadas do último regime autoritário no Brasil. Em torno destas datas serão realizadas reuniões, atos, seminários e outros eventos por todo o país e em vários centros de estudos brasileiros no exterior. A Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo não poderia deixar de fazer-se presente no conjunto de iniciativas acadêmicas que procurarão, transcorrido meio século, iluminar essa passagem chave da contemporaneidade do país. Para fazer jus ao caráter multidisciplinar desta unidade, os eventos programados procuram olhar o fenômeno desde diversos ângulos. Espera-se que, no conjunto, possam contribuir para o entendimento e a crítica dos acontecimentos.

● 19 e 20 de março: Colapso do populismo?

Departamento de Ciência Política, Cedec (Centro de Estudos da Democracia Contemporânea) e Cenedic (Centro de Estudos dos Direitos de Cidadania), com apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES).

• 19/03/2014, 16h, Sala 14 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais: O populismo na Europa hoje. Conferencista: Marco D’Eramo (Il Manifesto).
• 19/03/2014, 19h30, Sala 14 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais: Explicações e interpretações sobre o golpe de Estado.
Debatedoras: Ângela de Castro Gomes (FGV/RJ), Argelina Figueiredo (IESP) e Maria Helena Capelato (História/USP).

• 20/03/14, 10h,Sala 14 do Conjunto Didático de Ciências Sociais: O debate histórico e contemporâneo sobre o populismo nos EUA. 
Conferencista: Alex Keissar (Harvard University).
• 20/03/2014, 16h, Sala 14 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais: A trajetória do populismo na América Latina. Conferencista: Sebastián Barrios (Universidade de Buenos Aires).
• 20/03/2014, 19h30, Sala 14 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais: A crise do populismo vista meio século depois.
Debatedores: Francisco de Oliveira (Sociologia/USP), Francisco Weffort (Ciência Política/USP), Marcelo Ridenti (Sociologia/Unicamp), Wanderley Guilherme dos Santos (IESP).
_____________________
● 24 a 27 de março: O golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina.
Departamento de História, Escola de Artes e Ciências Humanas da USP, Brown University, Associação Nacional de Pesquisadores de História das Américas (ANPLHAC).
_____________________
● 17 a 19 de setembro: O golpe de 1964 e a literatura brasileira.
Área de literatura brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura