sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras

O CERNe, Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, é um grupo de pesquisa do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, formado por pesquisadores desta e de outras instituições universitárias, situados em diferentes níveis da carreira acadêmica, interessados em discutir questões teóricas e metodológicas relativas a dois campos:

1. O das religiosidades contemporâneas articuladas ou não em sistemas institucionalizados no Brasil e fora dele (religiões afro-brasileiras, catolicismo, protestantismo, pentecostalismo, islamismo, judaísmo, budismo, santo daime, esoterismos, entre outras)


2. O das “culturas negras” entendidas como expressões socioculturais plurais e multiétnicas decorrentes dos contatos entre África, América e Europa, enfatizando, entretanto, as contribuições das orientações cognitivas dos povos de origem africana na dinâmica das sociedades locais e diaspóricas. Nesse campo, são interesses do grupo os temas ou análises, entre outras, dos processos de construção das relações e identidades étnico-raciais, patrimonialização da cultura de origem afro-brasileira, políticas públicas, ações afirmativas, transnacionalização e globalização, africanismos, hibridismos, mestiçagem, circularidades culturais, artes, diáspora negra etc.

O grupo está voltado para atuar especialmente nas linhas de pesquisa Antropologia das Populações Africanas e Afro-brasileiras e Religiosidade Popular e Instituições Religiosas num diálogo o mais profícuo possível com os outros núcleos já existentes no Departamento de Antropologia da USP e fora dele.

Curtam nossa página no facebook: 


Nenhum comentário: