Igreja cria Observatório Social dos Açores este ano

A Diocese de Angra prepara a criação, com a Universidade Católica, de um Observatório Social nos Açores, que pretende "operacionalizar" este ano, disse à Lusa Nuno Ferreira, da Pastoral Social e Mobilidade Humana, órgão coordenador do projeto.

O porta-voz do serviço diocesano disse que, atualmente, a diocese açoriana está "numa fase de negociação com a Universidade Católica", estando a criação do observatório numa "fase de conceção", mas a "operacionalizar em 2014".

"O observatório está em fase de conceção, ainda em processo de gestação interna, mas numa lógica que pretende ver associada a Universidade Católica Portuguesa, a muito curto prazo", explicou Nuno Ferreira.

Segundo disse à Lusa, a criação do observatório implica a criação de "uma equipa técnica, autónoma, formada por um conjunto de profissionais de diferentes formações com relevo na matéria a tratar" como, por exemplo, assistentes sociais ou juristas.

Uma equipa que, além de integrar as instituições religiosas, como centros sociais e paroquiais, Cáritas Diocesana, Misericórdias ou Conferência de São Vicente de Paulo, incluirá também elementos de "um conjunto muito alargado de organizações", acrescentou.

"Pretende-se que se associem ao observatório um conjunto muito alargado de organizações, associações que desenvolvem processos de intervenção social no seio da igreja católica açoriana ou que atuem sobre o território açoriano ainda que de índole não confessional, o meio universitário local, num processo que deverá ser fortemente colaborativo com a administração regional, local e central", elencou.

Nuno Ferreira fala na criação de um "circuito de dois sentidos" cujos resultados futuramente serão comunicados através do portal da diocese.

"Na prática, pretende-se criar um circuito de dois sentidos - por um lado, para permitir a recolha de informação diagnóstica e, por outro, para se efetivar uma devolução de resultados que permita, de forma cooperada, definir/redefinir estratégias interventivas de âmbito local", explicou.

Segundo Nuno Ferreira, a criação deste observatório deve-se à "efetiva necessidade" de a igreja açoriana aumentar a sua ação social "face à grave crise".

"A criação do observatório está apenas relacionada com a efetiva necessidade de aumentar de forma significativa a eficiência e eficácia das organizações de ação social da igreja católica nos Açores face à grave crise que atravessamos", afirmou.

De acordo com o responsável, ainda não existem observatórios sociais promovidos pelas dioceses portuguesas, apesar de ser um objetivo "procurado".

"De acordo com a informação disponível, várias dioceses procuram efetivar um mesmo caminho, numa lógica que, no entanto, ainda não terá sido finalizada pela criação de observatórios sociais", declarou.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura