Igreja de Juiz de Fora inova e lança aplicativo para celulares e tablets – Por Rafaela Borges

Objetivo é divulgar as ações da Semana Santa. Idealizador do projeto acredita que ferramenta pode atrair mais jovens.

Os aplicativos para celulares e tablets ganha cada vez mais adeptos. Atualmente, é só andar pelas ruas para observar o tempo todo as pessoas conectadas por meio deles. 

Pensando nisso, a Paróquia de São Mateus, em Juiz de Fora, decidiu inovar e desenvolveu uma dessas ferramentas buscando divulgar a programação da Semana Santa. 

“Nós investimos muito nas ações deste período e muita gente não fica nem sabendo por falta de divulgação. As pessoas costumam se lembrar apenas de cidades históricas como São João del Rei, por exemplo. Por isso, montamos um grupo e discutimos várias iniciativas, entre elas o aplicativo”, contou Yago Motta, idealizador do projeto. A ferramenta é gratuita e está disponível para os sistemas operacionais Android, Java e iOS. Nela, os fiéis podem acessar, além da programação, fotos da igreja, vídeos e músicas.

Yago Motta tem 18 anos, é frequentador da Igreja e coordenador do cerimonial da Semana Santa. Ele também é estudante de engenharia, o que facilitou o desenvolvimento da ferramenta.  

“Eu já tive algumas matérias de computação na faculdade. Porém, apesar de ter ajudado, o meu conhecimento ainda era limitado. Então, pesquisei na internet e encontrei um site que me ajudou na execução da ideia. Fizemos uma seleção com as melhores imagens da Igreja e investimos muito na qualidade artística para atrair cada vez mais pessoas”, disse.

A ideia foi aprovada pelos fiéis e comprovada pelo número de downloads. O aplicativo foi disponibilizado na segunda quinzena de janeiro e, até 15 dias atrás, tinha sido baixado por 40 pessoas. Porém, apenas nesta última semana de março este número dobrou. Até sexta-feira (28/03), a ferramenta já somava 90 downloads. 

“O pessoal me para na igreja e comenta que baixou, que gostou da iniciativa. As pessoas me procuram também nas redes sociais, falam que gostaram, que é uma grande novidade”, comemorou Yago.

Para Yago Motta, a inciativa pode colaborar também para atrair mais jovens para a igreja. “O aplicativo não visa apenas o jovem, mas nós sabemos que ele é o público principal. Estamos em uma época na qual as pessoas mais novas estão voltando para a igreja, principalmente depois da Jornada Mundial da Juventude, e a tecnologia pode ajudar nesse processo. Eu mesmo tenho um amigo que não participava muito e, depois de ver o aplicativo, ficou sabendo das nossas ações e quis ajudar e participar”, destacou.


A intenção agora é continuar com o aplicativo para o próximo ano. “Passando a Semana Santa, nós vamos nos reunir e avaliar o que ficou bom e o que pode ser melhorado para o próximo ano. Queremos continuar com esse trabalho de divulgação e atrair cada vez mais pessoas para os eventos”, finalizou Yago.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura