20° Seminário em Diálogo com o pensamento de Paul Tillich

A Associação Paul Tillich do Brasil e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo têm o prazer de convidá-lo para o
 
20° Seminário em Diálogo com o pensamento de Paul Tillich
 
sobre o tema:
 
Teologia das Religiões e Pluralismo Religioso
 
O evento é para todos os acadêmicos que se interessam em aprofundar o tema proposto. Todas as conferências serão seguidas de um debate. Haverá espaço para comunicações livres, que deverão tratar do tema do encontro e / ou do pensamento de Paul Tillich. A tradicional assembleia da Associação está convocada para o dia 15 de maio às 17h30. Serão trocadas ideias sobre as atividades futuras.
É recomendada a leitura da revista eletrônica da Associação, Correlatio:
onde já foram publicados textos dos seminários anteriores e outros artigos, além de informações e notícias diversas. Acessem também o site:
Tema
O tema: Teologia das Religiões e Pluralismo Religioso foi proposto pelos participantes do 19° Seminário em Diálogo com o pensamento de Paul Tillich, em 2013.
 
É conhecido, entre os pesquisadores, o interesse de Paul Tillich pela História das Religiões e pelo diálogo inter-religioso, sobretudo no período final de sua vida.
 
Em seus escritos, como o artigo: “O Significado da História das Religiões para o Teólogo Sistemático”, Tillich demonstra a importância dos pressupostos da história das religiões para a base experimental da teologia.
 
Sem esta base, a teologia não é possível. Há experiências básicas universais em todas as culturas e religiões que são afirmações válidas da existência humana.
 
A universalidade da afirmação religiosa, ao invés de tolerar qualquer abuso ou abstração (que, paradoxalmente, destruiria a própria religião), está na profundidade de toda religião concreta, podendo compartilhar elementos comuns para o diálogo e a aceitação do diferente.
 
Portanto, o estudo da teologia das religiões, inspirado na trajetória de Tillich, nos remete não apenas ao conhecimento de um assunto de reflexão do autor, mas também nos insere na discussão do tema atual do pluralismo religioso, presente não apenas na pesquisa em Ciências da Religião, mas também nas redes sociais, na mídia em geral e no debate político.

Fonte: http://www.paultillich.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura