Turismo religioso ganha destaque na Semana Santa

O turismo religioso movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano no Brasil. 

Segundo o Ministério do Turismo, o país concentra 117 cidades com calendário fixo de eventos relacionados à fé. A maioria desses eventos ligados à religião católica e muitos à Semana Santa, criada para celebrar a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

A partir do dia 13 de abril, os devotos começam a viagem a caminho dessas cidades para ver o santo do qual são devotos, participar de romarias ou assistir a celebrações. Entre essas cidades, cinco recebem uma atenção especial e um grande número de turistas nas semanas do mês de abril.

Aparecida
A cidade localiza no interior de São Paulo é considerada um dos principais destinos de turismo religioso do Brasil recebendo cerca de 11 milhões de romeiros por ano. É lá onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um dos maiores templos católicos do mundo. Na Semana Santa, a programação se inicia no dia 13 de abril (domingo de ramos) e se estende até o dia 20 de abril (domingo de páscoa).

Ouro Preto 
A cidade mineira tem tradição nas comemorações da Semana Santa. As festividades preservam na sua essência os ritos praticados no início do século XX e contam com procissões, queima do Judas e decoração das ruas com tapetes coloridos de serragem decorados com flores.

Oeiras
No Piauí, Oeiras realiza a maior festa religiosa do Estado, atraindo milhares de pessoas. Na sexta-feira, a Procissão dos Passos reúne uma multidão. A programação vai do dia 10 ao dia 20 de abril.

Paraty
No sul do Rio de Janeiro, o destaque é a Procissão do Fogaréu (ou da prisão). À meia noite de quinta-feira, o Centro Histórico escurece para a caminhada iluminada por tochas. Na sexta-feira santa, acontece o tradicional espetáculo Auto da Paixão: Um Homem Chamado Jesus.

Nova Trento
Peregrinos e turistas que vão ao Santuário Santa Paulinia, em Santa Catarina, podem participar de uma programação especial na Semana Santa. A agenda inclui missas, celebrações, apresentações de coral e Via Sacra no Morro do Calvário. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura