Diálogos sobre Violência Doméstica e Familiar começam dia 5 na Uece- Por Antonio Cardoso

O Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Navi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promove de 5 a 7 de maio o

II Diálogos sobre a Violência Doméstica e Familiar

tendo como tema: “Religião e Gênero”. O encontro acontece no auditório Paulo Petrola, no prédio da Reitoria, no Campus do Itaperi (Av. Dr. Silas Munguba, 1700).

Os diversos subtemas nas palestras e mesas redondas vão mostrar as influências das doutrinas religiosas na estruturação das relações sociais.

Podem participar alunos, pesquisadores e professores da Uece, bem como representantes de organizações religiosas e da sociedade civil. Os organizadores solicitam aos participantes a doação de 1kg de alimentos não perecível (exceto sal) para serem entregues a uma instituição filantrópica.

Na segunda-feira (5), a abertura será às 17h, credenciamento dos participantes, apresentação musical e fala da  professora, psicóloga e advogada, Marinina Gruska Benevides, doutora em Sociologia e coordenadora do Navi/Uece. Nesse primeiro dia, palestras e mesas redondas tratarão de temas como “Ética e moralidade nas relações de gênero”, “Os quatros sexos nas comunidades tradicionais de terreiro”, e “A mulher na dimensão espírita.”

No segundo dia, os temas que serviram para os diálogos entre os participantes são os seguintes: “Exortação de Santo Agostinho para mulheres: reflexões sobre Religião e Gênero”; “A mulher nas religiões monoteístas e nas religiões comunitárias”; e “A ação da Pastoral Familiar para a Promoção da Igualdade de Gênero”.

No dia 7, os assuntos em pauta são: “Pentecostalismo e perspectivas de promoção da igualdade de gênero”; “A indumentária de ‘militar de Cristo’: as neoconvertidas da Assembléia de Deus”; e “Decifrando o sagrado feminino”.

O evento conta com a parceria dos Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da UECE, do Observatório da Violência contra a Mulher (OBSERVEM), Mestrado Acadêmico em História e Culturas (MAHIS) e do Curso de Ciências Sociais.

Acesse no site do evento a programação completa, com a relação de palestrantes e painelistas convidados.

Mais informações: Profª Marinina Gruska Benevides, coordenadora do NAVI/Uece

(fone: 85 3101 9880).





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura