I Congresso Internacional Pessoa e Comunidade: Fenomenologia, Psicologia e Teologia

 De 22 a 24 de setembro de 2014
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

O Laboratório Prosopon do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP busca agregar pesquisas que visam repensar a clínica psicológica, reposicionando-a a partir da compreensão da Pessoa Humana, por meio de seu ethos, abordado a partir de seu vértice ontológico. 

Essa vertente inclui o diálogo interdisciplinarentre a clínica, a filosofia e a teologia, privilegiando autores que se debruçaram sobre a questão da pessoalidade do ser humano e sua fragmentação a partir da modernidade.

A noção de pessoa foi definida com precisão nos primeiros séculos do cristianismo, na teologia dos capadócios. Nela a pessoa é abordada como ser de liberdade e relacional, que se apresenta de um modo singular, sem que seja possível sua objetificação, alteridade resistente ao domínio cognitivo. 

O termo pessoa contempla o ser humano em sua dignidade, que como ser de ação constitui sentidos, funda mundos, encontrando sua atualização na relação com o outro, em meio à vida comunitária.  

A Pessoa Humana demanda ser abordada em sua complexidade, sem ser reduzida a coisa ou a um conceito, de modo que seu gesto possa emergir em meio à vida privada e pública como ação pessoal e política. 

Esta perspectiva torna-se fundamental na abordagem da situação clínica na atualidade, quando a condição humana é posta em questão por meio da hipertrofia do horizonte tecnológico que ameaça a dignidade e a existência humana.

Deste modo, este congresso tem como objetivo abordar a pessoa e a comunidade em um diálogo interdisciplinar entre a fenomenologia, psicologia e teologia, que articule experiências e vivências clínicas da Pessoa Humana, considerada em seu ethos. 

Conferências Internacionais

Profa. Angela Ales Bello PUL – Roma | Profa. Florinda Martins - Universidade Católica Portuguesa - Porto | Prof. Jean-Marie Barthélémy - Universidade de Savoie - França


Presenças Confirmadas

Prof. Andrés Antúnez - USP, Prof. Adriano Holanda - UFPR, Profa. Clélia Peretti - PUCPR, Prof. Cristiano Barreira - USP/RP, Prof. Gilberto Safra - USP, Profa. Jacinta Turolo Garcia- USC, Dr. José Alberto Cotta - PD FAPESP USP, Prof. Juvenal Salvian - UNIFESP, Profa.Karin Wondracek - EST, Prof. Marcio Fernandes - PUCPR, Profa Marina Massimi - USPRP, Dra. Maristela Vendramel Ferreira - PNPD CAPES USP, Prof. Miguel Mahfoud - UFMG, Prof.Rudolf von Sinner - EST, Prof.Tommy Akira Goto - UFU. 

Submissão de Trabalhos
Os trabalhos podem ser submetidos nas categorias de Comunicação Oral ou Pôster.


Data limite para submissão
Os resumos devem ser submetidos online, incluídos na ficha de inscrição, até 27 de junho de 2014.


Faça sua inscrição no link:  http://goo.gl/dHv0YR


Vagas Limitadas

Local:
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - Auditório Carolina Bori, Aurora Furtado e Sala 13 PSC.



Horário: 
Das 9:00 às 17:00 horas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura