Exposição no Recife ilustra religião e faz releitura de passagens bíblicas

Roberto Ploeg usa a pintura para dar novos significados a trechos bíblicos. Teólogo trabalha com temas como sacralização da vida através da religião.

A exposição Pretextos, do artista plástico holandês Roberto Ploeg, chega à Arte Plural Galeria, no Centro do  Recife, com 25 telas que remetem a temas bíblicos. Com graduação em teologia, o artista aponta em sua obra as várias formas nas quais a religião se manifesta. 

Os retratos contemporâneos mostram a presença da religião no cotidiano das pessoas e fazem releituras de passagens bíblicas. A exposição segue até o dia 30 deste mês e tem entrada gratuita.

Retratando algumas das passagens do livro sagrado cristão, Ploeg ilustra Jó como um operário que se converte ao protestantismo após ficar paraplégico. Na história original, Jó é um homem piedoso que gostava de agradar Deus. Nas obras, o fratricídio de Abel teve como cenário um bairro do Recife. A pintura vira uma maneira de dar novos significados às narrativas bíblicas.

A dissertação de mestrado do artista trabalhou a Teologia da Libertação, que tem como um dos principais pontos a religião como sacralização da vida. A corrente de pensamento foi o que influenciou a exposição de quadros. A curadoria fica por conta de Raul Córdula.


A Arte Plural Galeria comemora os nove anos de funcionamento com a exposição de Ploeg. Nesse período, o espaço já recebeu 58 exposições, entre fotografias e pinturas.

Serviço

Exposição Pretextos, de Roberto Ploeg
Até 30 de agosto, de terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, das 16h às 20h
Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, nº 140, Bairro do Recife
Entrada gratuita.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura