Escolas públicas receberão livros 'satanistas' de colorir

Medida serve para protestar contra distribuição de Bíblias em escolas públicas.

Há alguns meses, diversas escolas públicas americanas informaram que passariam a distribuir bíblias para as aulas de religião. No entanto, a decisão não agradou a todos. 

O Templo Satânico nos Estados Unidos, um grupo de pessoas que defendem a liberdade individual e o secularismo, foi contra a medida e decidiu protestar. O grupo anunciou que vai imprimir e distribuir um livro de colorir e de atividades com temas pagãos e satânicos aos alunos do condado.

Em um comunicado distribuído à imprensa, o grupo se pronunciou após a decisão do Conselho Escolar, informando que vai "seguir a regra e providenciar materiais satanistas aos alunos durante o novo ano letivo". 

O protesto começou depois que um grupo defensor da separação entre Igreja e Estado nos EUA foi proibido pelo conselho de distribuir panfletos sobre o tema. Porém, o mesmo órgão permitiu que um grupo cristão evangélico distribuísse bíblias nas escolas. 

No comunicado à imprensa, o porta-voz do templo satânico, Lucien Greaves, revelou que o grupo é contra qualquer formação religiosa no ambiente escolar. 

"Acreditamos que nossos valores constitucionais sejam melhores servidos ao respeitarmos uma forte separação entre Igreja e Estado. Porém, se um conselho de escolas públicas vai permitir que panfletos religiosos e Bíblias inteiras sejam distribuídas aos alunos, então achamos que a coisa mais responsável a fazer é garantir que esses alunos tenham acesso a uma variedade de opiniões religiosas diferentes, ao contrários de observar passivamente que uma crença domine o discurso e entregue propaganda à juventude", explicou ele. 

A cartilha desenvolvida pelo grupo, batizada de "Grande livro satânico de atividades para crianças" já tem um versão digital e traz atividades e brincadeiras conhecidas, como caça-palavras, o jogo das diferenças, ligue os pontos, desenhos para colorir e labirintos em papel. 

Entretanto, as brincadeiras apresentam imagens infantilizadas de Baphomet, o bode que representa o demônio, do cão Cérbero, guardião da entrada do inferno, e do pentagrama, a estrela de cinco pontas do paganismo. 

Voz às religiões marginalizadas 


Desde sua criação, o Templo Satânico tenta chamar a atenção para aspectos da vida pública que têm o envolvimento de diferentes grupos religiosos. Isto é, em Oklahoma, por exemplo, o grupo tenta construir uma estátua satanista com o objetivo de afrontar um monumento dedicado aos Dez Mandamentos do Cristianismo. 

"Nós preferimos que as políticas públicas respeitem o secularismo, mas acreditamos que oportunidades como essa, de estabelecer uma voz igual para constatar com opiniões religiosas na esfera pública, tendem a favorecer religiões alternativas, marginalizadas e menos convencidas", disse Greaves.

Além disso, ele diz que acredita que todas as crianças das escolas da Flórida já sabem sobre a religião cristã e sua bíblia, e essa iniciativa do grupo pode ser a primeira exposição que as crianças terão da prática do satanismo. 

"Acreditamos que muitos estudantes ficarão muito curiosos sobre o que temos a oferecer."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura