domingo, 12 de outubro de 2014

Círio de Nazaré leva dois milhões de fiéis ao Pará – Por Paulo Santos


As homenagens para Nossa Senhora de Nazaré levaram dois milhões de fiéis às ruas de Belém, neste domingo. 

No sábado, a estimativa da Polícia Militar é que 50 mil pessoas tenham acompanhado a imagem da padroeira em terra, e mais 400 embarcações pela romaria fluvial.

A romaria deste domingo é a mais importante das 12 oficiais da quadra nazarena e atraiu uma multidão em seu percurso de 3,6 km da Catedral de Belém até a Praça Santuário, onde fica a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré é considerado o maior evento católico do Brasil e foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade. Este ano, o festival completa 222 anos.

As comemorações começaram na sexta-feira, com o Traslado para a Igreja Matriz de Ananindeua, uma procissão de 55 km que percorreu a Região Metropolitana de Belém. 

No sábado, foram realizadas as romarias rodoviária, fluvial e dos motociclistas. Durante a noite, a Imagem Peregrina da santa fez o percurso inverso na chamada Trasladação.


Além das procissões, um dos momentos mais marcantes do festival foi a descida da Imagem Original do altar-mor da Basílica de Belém. Por ter 200 anos, a imagem não participa mais de procissões e só aparece ao público por duas ocasiões: em outubro, no período da Festa de Nazaré, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário. Após a grande procissão, a Imagem Peregrina da Virgem também ficará exposta no altar da Praça Santuário, para visita dos fiéis durante 15 dias, período conhecido como a Quinzena Nazarena.




Nenhum comentário: