Tempo, trabalho e dominação social: livro propõe reinterpretação do capitalismo


Em seu livro: "Tempo, trabalho e dominação social”, Moishe Pontone, professor de História Moderna da Universidade de Chicago, conduz a uma reinterpretação da teoria marxista sobre o capitalismo, fortemente defendida e influenciada pela Escola de Frankfurt. 

Postone insere o capitalismo dentro de um conceito voltado para um estilo de vida.

A obra chega ao Brasil pela Editora Boitempo e é pioneiro no mundo nessa abordagem teórica, com conceitos destinados a apreender o caráter essencial e o desenvolvimento histórico da sociedade moderna, buscando superar a divisão entre estrutura e ação, significado e vida material. 

O autor questiona muitas suposições do marxismo tradicional e oferece novas interpretações dos argumentos de Karl Marx, levando-o a uma análise original e exclusiva dos problemas em torno do capitalismo.

Segundo Jorge Paiva, do grupo Crítica Radical, o livro foi escrito em 1993 e é fruto da tese doutoramento do autor. Mostra-se importante não apenas pelo seu número de páginas, 488, mas também pela riqueza de exposição das ideias do autor. 

Suas análises abrem um novo olhar e discussões para os estudos marxistas, que de tão polêmicas tornam-se necessárias. As ideias centrais do livro tornam-se ainda mais importante principalmente para aqueles que defendem uma perspectiva mais aprofundada sobre o capitalismo.

Segundo Postone, Marx atribui ao capitalismo uma maneira impessoal de dominação social gerada pelo trabalho e não somente pelos mecanismos de mercado e propriedade privada. 

O trabalho proletário e o processo de produção industrial seriam caracterizados como expressões de dominação, e não como meios de emancipação humana. 

Para ele, a substituição da propriedade privada pela estatal não poderá superar o capitalismo, sendo necessário superar o valor trabalho como regulador social e abolir o trabalho alienado.

A obra de Postone está sendo reconhecida internacionalmente como uma das mais densas e importantes análises da teoria socioeconômica de Marx. A obra é fruto de longos anos de pesquisa e reflexão.

Ficha Técnica:

Título: Tempo, trabalho e dominação social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx
Título original: Time, labor and social domination: a reinterpretation of Marx’s critical theory

Autor: Moishe Postone




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura