Exposição de arte sacra reúne peças brasileiras em mostra em Passos, MG


Galeria tem quadros, figuras e estandartes de diferentes religiões do país.

Figuras do budismo, candomblé e catolicismo dividem o mesmo espaço.
Mais de 80 peças estão reunidas no Palácio da Cultura em Passos (MG) na mostra: “Crenças”, que retrata a fé do povo brasileiro por meio de diferentes religiões. 

Entre quadros e esculturas, trabalhos e figuras consideradas santas no budismo, candomblé e catolicismo dividem o mesmo espaço. Uma das idealizadoras da mostra, a artista plástica Lílian Renata  explica que ‘colocou a mão na massa’ para tudo ficar pronto em três meses. 

“Foi a partir de um desejo de mostrar, nesta época do ano, em que os bons sentimentos e a religiosidade estão aflorados e achamos necessário fazer a exposição”, disse.

O trabalho foi feito em parceria com outra artista, Ione dos Santos Maia.  Mas, ainda de acordo Lílian, a religião está intimamente ligada à cultural e ao trabalho artesanal. 

“O Brasil tem muito disso. A gente precisava mostrar o maior número de técnicas de folclore, como estandartes usados no folclore, técnicas como fuxico, juta, entre outros”, completou.

A exposição traz também caixas, oratórios, santos, esculturas, pinturas, aplicações em tecidos, pedrarias, bordados, crochês, entre outros, como um quadro da Santa Ceia, que é uma figura muito lembrada no catolicismo, que aparece em pelo menos três versões: no bambu, em uma pintura clássica e em uma pintura portuguesa.

“Quisemos misturar o maior número de criações porque o Brasil é isso, uma miscigenação”, finalizou Lílian. 

A mostra vai até a próxima sexta-feira (19/12) em Passos.


Serviço

Exposição Crenças
Quando: até sexta-feira (19) das 12h às 20h
Onde: Palácio da Cultura
Endereço: Travessa Joaquim Gomes - Praça Geraldo Silva Maia, Centro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura