quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Livro revela um Jesus histórico e revolucionário


Escrito pelo autor iraniano (radicado nos Estados Unidos) Reza Aslan, estudioso em Teologia, PHD em História das Religiões, professor da Universidade da Califórnia e com 20 anos de estudos das origens do Cristianismo, o livro: "Zelota: A vida e época de Jesus de Nazaré” retrata um Jesus histórico e o contexto político e religioso da Palestina do século I. 


Criticado por ser um muçulmano escrevendo sobre Jesus, Aslan argumenta que escreveu o livro na qualidade de acadêmico e estudioso. 

O autor recupera uma antiga versão do Cristianismo, em voga nos anos 1960 graças à Teologia da Libertação, que misturava cristianismo com marxismo. 

Segundo Aslan, Jesus foi um revolucionário, cujo objetivo principal era expulsar os romanos da Judeia, criar um reino de Deus na Terra e assumir seu trono. 

Ele descreve um homem cheio de convicção, paixão e contradições, relatando quem foi Jesus de Nazaré antes de se transformar no Filho de Deus, cultuado pelos cristãos.

O livro aborda as razões pela qual a Igreja Católica optou por promover a imagem de Jesus como um mestre espiritual pacífico em detrimento de um revolucionário que se rebelou contra o domínio romano em sua terra. 

Já na introdução, o autor revela que "é um milagre que saibamos alguma coisa sobre o homem chamado Jesus de Nazaré”, que é "difícil enquadrá-lo em qualquer um dos movimentos político-religiosos conhecidos de seu tempo. Ele era um homem de contradições profundas”.

O termo Zelota deriva do aramaico e significa "imitador", "admirador zeloso" ou "seguidor”. A palavra refere-se ao movimento político judaico do século I que procurava incitar o povo da Judeia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsá-lo pela força das armas, o que conduziu à primeira guerra judaico-romana. Eram os nacionalistas radicais que consideravam dever de todo judeu combater a ocupação romana.

Sobre o autor

Reza Aslan é especialista em temas religiosos, formado na Universidade de Harvard e na Universidade da Califórnia. Estudou o Novo Testamento, o grego bíblico, História, Sociologia e Teologia das Religiões. Publicou três livros. 

O primeiro, "No god but God”, foi traduzido para 13 línguas e é considerado um dos 100 livros mais importantes dos anos 2000. Nascido no Irã, ele vive entre Nova York e Los Angeles. 

Ficha técnica

Título: Zelota – A vida e época de Jesus de Nazaré
Autor: Reza Aslan
Tradutora: Marlene Suano
Editora: Zahar
Edição: 1ª
Ano: 2013
Páginas: 308

ISBN: 8537811521




Nenhum comentário: