segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mesquitas britânicas celebram dia de portas abertas após atentados de Paris

Cerca de vinte mesquitas no Reino Unido celebram neste domingo em dia de portas abertas, gesto inédito pelo qual a comunidade espera aplacar tensões surgidas após os atentados de Paris.

Os visitantes serão acolhidos pelos membros da comunidade, que os receberão com chá e oferecerão uma visita aos lugares de culto, respondendo dúvidas sobre esta religião, explicou em um comunicado o Conselho de Muçulmanos do Reino Unido (CMB), que organiza o evento.

Depois dos atentados de Paris, que deixaram 17 mortos no mês passado e que foram reivindicados por islamitas radicais, a mesquita de Finsbury Park recebeu várias cartas e emails com ameaças, disse seu secretário geral, Mohamed Kozbar, à rede de notícias Sky News.

"As pessoas têm que se dar conta que houve mudanças entre 2005 e agora e que a comunidade estima que não é justo relacionar a mesquita de forma negativa com coisas que acontecem em outros lugares", destacou o líder religioso.


Segundo os dados do último censo, cerca de 5% da população da Inglaterra e de Gales é muçulmana, enquanto os cristãos somam 59% do total. As pessoas que não declaram crença representam 25%.



Nenhum comentário: