Mesquitas britânicas celebram dia de portas abertas após atentados de Paris

Cerca de vinte mesquitas no Reino Unido celebram neste domingo em dia de portas abertas, gesto inédito pelo qual a comunidade espera aplacar tensões surgidas após os atentados de Paris.

Os visitantes serão acolhidos pelos membros da comunidade, que os receberão com chá e oferecerão uma visita aos lugares de culto, respondendo dúvidas sobre esta religião, explicou em um comunicado o Conselho de Muçulmanos do Reino Unido (CMB), que organiza o evento.

Depois dos atentados de Paris, que deixaram 17 mortos no mês passado e que foram reivindicados por islamitas radicais, a mesquita de Finsbury Park recebeu várias cartas e emails com ameaças, disse seu secretário geral, Mohamed Kozbar, à rede de notícias Sky News.

"As pessoas têm que se dar conta que houve mudanças entre 2005 e agora e que a comunidade estima que não é justo relacionar a mesquita de forma negativa com coisas que acontecem em outros lugares", destacou o líder religioso.


Segundo os dados do último censo, cerca de 5% da população da Inglaterra e de Gales é muçulmana, enquanto os cristãos somam 59% do total. As pessoas que não declaram crença representam 25%.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura