Religiões nórdicas vão ter um templo pela primeira vez em mais de mil anos - Por Abel Coelho de Morais


Começa este mês a ser erigido na Finlândia um novo templo aos deuses nórdicos, o primeiro desde os tempos da era Viking.

O paganismo nórdico foi suplantado há mais de mil anos com a introdução do Cristianismo no Norte da Europa, mas os deuses do panteão nórdico, como Thor e Odin, nunca deixaram de ter seguidores. 

A religião é conhecida sob a designação de Ásatrú. Existe uma associação, a Asatruarfelagid, fundada em 1972, que promove a fé naquelas deidades e anunciou para este mês o início da construção de um templo, numa colina nos arredores de Reiquiavique.

O sumo sacerdote da Asatruarfelagid, Hilmar Örn Hilmarsson, afirmou numa entrevista à televisão pública islandesa, RÚV, que o edifício terá cerca de 350 metros quadrados, forma circular, um teto com uma cúpula amovível, com capacidade para 250 pessoas. A construção estará completa no próximo ano.

A Asatruarfelagid realiza casamentos, batizados e funerais, rituais relativos ao nascimento e à iniciação de adolescentes nestas crenças. Alguns aspectos tradicionais, como sacrifício de animais, foram abolidos. 

Um aspecto relevante é que esta associação tem visto aumentar o número de adesões. Em finais de 2014, tinha 2400 membros numa população total de 330 mil na Islândia.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura