Ciclo de Debates "Sociedade e Reformas Religiosas de 1015 a 1215"


Em novembro de 1215, a basílica de São João de Latrão se tornou o cenário da maior reunião de prelados e agentes dos poderes cristãos desde a Antiguidade Tardia.

Conhecida como “Concilium Lateranense IV”, a assembleia figura como o ponto de culminância de um intrincado rol de transformações sociais que teriam emergido durante o século XI, época associada à figura do papa Gregório VII, nascido, provavelmente, em 1015.

Oitocentos anos depois, o concílio persiste como uma referência central nos debates acerca da formação da civilização ocidental.

Em busca de uma oportunidade para converter o simbolismo das efemérides em um empenho crítico de reavaliação das relações entre religião e sociedade, o Vivarium: Núcleo Centro-Oeste promoverá o Ciclo de debates:

De Gregório VI ao Concílio de Latrão: 
sociedade e reformas religiosas entre 1015 e 1215”



O Ciclo será formado por cinco conferências, que ocorrerão entre os meses de abril e junho de 2015 e serão ministradas por pesquisadores de diferentes instituições nacionais. 

Será concedido certificado de participação, referente a um total de 15h, para os ouvintes presentes em, no mínimo, 70% das atividades.

Organização: Prof. Leandro Rust (Vivarium-Núcleo Centro-Oeste)

Mais informações: vivariumhist@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura