Conselho de Igrejas lança sites para promover a peregrinação de justiça e paz


O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) lança dois novos sites interativos para promover um compromisso das igrejas com o conceito da peregrinação pela justiça e paz. 

Esta é uma iniciativa das igrejas membros do CMI, que convida os/as cristãos/ãs e todas as pessoas de boa vontade a trabalharem juntas nas questões da justiça e paz, para sanar um mundo assolado pelos conflitos, a injustiça, a violência e a dor.

O novo site: www.wccpilgrimage.org contém uma recopilação de recursos para que as congregações, as organizações e os distintos grupos possam discernir seu próprio caminho na peregrinação. 

Guiadas por nove perguntas, como: "O que é uma peregrinação?” e "O que são a justiça e a paz?”, as pessoas que participem através de este site podem contribuir com seus comentários, compartilhar seus próprios documentos, e expressar suas ideias através de arquivos de vídeo ou áudio. 

O site também contém links para debates nas redes sociais, mediante hashtags estabelecidas para essa finalidade.

O conceito de peregrinação de justiça e paz é o tema transversal de vários dos programas e atividades do CMI, que representa 345 igrejas membros e mais de 500 milhões de cristãos/ãs em todo o mundo. Foi desenvolvido na X Assembleia do CMI, realizada em 2013, em Busan (Coreia do Sul).

O segundo site, http://blog.oikoumene.org/ se centra nas reflexões sobre o tema da peregrinação e como se relaciona com as vidas das igrejas nas distintas partes do mundo, e com as questões de justiça e paz, que enfrentam os/as cristãos/ãs em suas comunidades. O autor da primeira entrada do blog, publicada em 29 de abril de 2014, é o secretário geral do CMI, reverendo Olav Fykse Tveit.

Ele descreve como, para o CMI, "a peregrinação de justiça e paz se converteu em um marco claro e uma fonte de motivação para criar novas iniciativas em todos os âmbitos”. 

Em sua reflexão, Tveit destaca o "direito à esperança” e seu significado no movimento ecumênico. Compartilha sua experiência de participar de uma reunião sobre a mudança climática, que teve lugar, recentemente, no Vaticano. 

"Toda a humanidade deve estar unida na justa gestão dos recursos, realizando as mudanças necessários para fazer chegar a justiça aos que sofrem com a pobreza e a todos aqueles que são, especialmente, vulneráveis aos efeitos da mudança climática”.

O blog incluirá contribuições de pessoas comprometidas com o movimento ecumênico e com as lutas das igrejas pela justiça e a paz. Incluirá também as contribuições de blogueiros convidados, para refletir a variedade de perspectivas sobre a peregrinação de justiça e paz, tanto entre as igrejas membros do CMI como entre a comunidade mais ampla.

Ambos os sites são foros nos quais os "peregrinos" poderão explorar juntos o que significa empreender uma peregrinação e como contribui para que aprofundem em sua espiritualidade.

Site de recursos: 

Blog: 

Entrada no blog do secretário geral do CMI: 


Mais informação sobre a peregrinação de justiça e paz do CMI: 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura