Prefeito é investigado na França por fazer censo de crianças muçulmanas


Na França, a lei proíbe que o governo realize estatísticas sobre a etnia ou a religião da população. 

A justiça francesa abriu na terça-feira (05/05) uma investigação contra Robert Ménard, prefeito de uma cidade do sudoeste do país governada pela extrema-direita, por ter realizado supostamente um censo de alunos muçulmanos a partir de seus nomes.

Na França, a lei proíbe que o governo realize estatísticas sobre a etnia ou a religião da população. Na noite de segunda-feira, o prefeito de Béziers (sudoeste), Robert Ménard, nomeado prefeito em 2014 com o apoio da Frente Nacional, afirmou que havia realizado estatísticas sobre a religião dos alunos nas escolas de seu município. Na rede de televisão France 2, Ménard disse que "64,6%" dos alunos de Béziers são de confissão muçulmana.

"São números de minha prefeitura (...) O prefeito tem, classe por classe, os nomes das crianças. Sei que não tenho o direito de fazer isso. Mas, perdão por dizer, os nomes indicam suas confissões. Dizer o contrário seria negar a evidência", respondeu Ménard a um internauta que perguntou a porcentagem.

Seus comentários provocaram a condenação do governo socialista. "Vergonha de prefeito" de Béziers, reagiu o primeiro-ministro, Manuel Valls, em um tuíte"A república não faz distinções entre seus filhos", acrescentou. A ministra da Educação, Najat Vallud-Belkacem, disse que havia solicitado uma investigação judicial e afirmou que as declarações de Ménard eram profundamente antirrepublicanas.

"Estou chocado, horrorizado por estas declarações. A lei proíbe estes registros", disse o presidente do Observatório Nacional contra a Islamofobia, Abdallah Zekri. "Além disso, a pessoa pode se chamar Mohamed sem ser um muçulmano praticante!"Por sua vez, a prefeitura de Béziers negou nesta terça-feira (05/05) ter realizado um registro parecido. "(A prefeitura) não tem os meios, então não pode existir nenhum registro de crianças, muçulmanas ou não", declarou em um comunicado. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura