V Congresso da ANPTECRE

V Congresso da ANPTECRE tem por finalidade reunir professores/as, pesquisadores/as e estudantes de Pós-Graduação do Brasil dedicados às Ciências da Religião e à Teologia.

O evento pretende também divulgar e discutir os trabalhos em andamento nos diversos Programas da área de estudos da religião, de modo a motivar o crescimento desses domínios do saber no país e a aperfeiçoar os aspectos metodológicos e críticos de sua abordagem.

O congresso quer ainda consolidar e ampliar na ANPTECRE a prática de articulação dos debates acadêmicos em Sessões Temáticas, como embriões de futuros Grupos de Trabalho.

Propõe-se enfim promover intercâmbio científico entre grupos de estudos e de pesquisa. Neste ano o congresso tem como tema Religião, Direitos Humanos e Laicidade, propondo-se a discutir esses conceitos, sua formação histórica e seu potencial mobilizador nas diversas configurações sociais, na construção de uma ética e na criação de instrumentos de proteção dos Direitos Fundamentais dos Seres Humanos em um Estado laico.

O congresso quer também aprofundar o debate sobre os desafios que persistem na sociedade contemporânea relativos á presença e convivência das diversas religiões.

A religião teve e tem uma grande importância na história da vida do ser humano, interferindo nos valores, comportamentos, sentimentos, e inclusive nas normas que advêm do pensamento e das regras religiosas, apesar de muitos negarem isto.

Desta forma, o evento pretende revisitar os conceitos acima propostos e esclarecer sua inter-relação.
Objetivo
Objetivo geral do congresso

  • Propiciar um espaço de discussão interdisciplinar e de apresentação de propostas que promovam, preservem e garantam a liberdade religiosa, a dignidade humana e os direitos inalienáveis da pessoa no contexto de uma sociedade plural e de um Estado democrático e laico.


Objetivos específicos do congresso

  • Refletir sobre o papel do Estado laico, das religiões e da sociedade civil na efetivação dos Direitos Humanos.
  • Discutir a importância das identidades culturais e das relações interculturais na implementação dos Direitos Humanos, contemplando questões sociais específicas: raça/etnia, orientação sexual, gênero, acessibilidade.
  • Socializar pesquisas realizadas na área das ciências da religião, da teologia e áreas afins relacionadas à religião, aos direitos humanos e à laicidade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura