Convite

Semana de Ciência da Religião é um evento anualmente promovido pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR/UFJF).


Tendo em vista a proporção que o evento tomou na edição de 2014, resolveu-se ampliar, a um nível nacional, a proposta de um evento de caráter didático, dando origem ao CONACIR [Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões)].

Seus objetivos espelham o que vinha acontecendo anteriormente. Congrega pesquisadores e professores, mas pretende ser especialmente um componente na formação dos alunos, estimulando-os a terem a experiência de coordenar um GT, dar um minicurso, mediar uma mesa-redonda, e, no caso da graduação, fazer uma comunicação. 

Sendo um espaço democrático de discussão do fenômeno religioso, o evento é realizado com o intuito de contribuir com outros eventos da área já consagrados no país. 
Em 2015, o 1º CONACIR - 4ª Semana de Ciência da Religião acontecerá no período de 19 a 22 de Outubro, tendo como tema: "Religião e Arte".  

Consideramos que as interfaces entre a religião e a arte são profundas. As epifanias estéticas que encontramos em ambas podem ser compreendidas como a tradução de uma experiência de transcendência que se articula a partir de uma linguagem comum.

Entre a estetização da linguagem religiosa e a sacralização da arte, encontramos um espaço simbólico provocado pela vertigem por sentido, responsável pela elaboração de linguagens que se organizam na fronteira limítrofe entre o estético e o religioso.

Abrindo espaço para a tematização das suas variadas formas de entrelaçamento, o evento receberá a contribuição de pesquisadores nacionais e internacionais, que abordarão o tema a partir de recortes específicos: saberes populares; literatura; religiosidade afro-brasileira; cinema; mística e arte moderna.

Na forma de conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos, o 1º CONACIR – 4ª semana de Ciência da Religião quer oferecer um espaço de articulação e diálogo entre pesquisadores e contribuir, junto aos programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciência(s) da(s) Religião(ões), para o fortalecimento e crescimento dos estudos da religião no Brasil. 

Por ser um evento realizado por um programa de pós-graduação em Ciência da Religião de uma universidade pública, sua relevância e produtividade tende a exercer um importante papel na promoção e consolidação de outros programas de pós-graduação voltados para a área da religião no país.


Visando contribuir com a formação de profissionais educadores do ensino fundamental e médio, haja vista a UFJF também dispor de um curso de graduação em Ciência da Religião, o evento é aberto a toda a comunidade acadêmica, bem como a professores de ensino religioso ou de outras disciplinas interessados na temática, sendo estes beneficiados com inscrição gratuita no evento.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura