II Seminário Integrado: Pentecostais, teologia e ciências da religião



O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, com o apoio do Grupo de Estudos de Protestantismo (GEP), da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, do Curso de Teologia da Faculdade Unida de Vitória e da Faculdade Refidim de Joinville, promove o:

II Seminário Integrado: Pentecostais, teologia e ciências da religião



O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de Agosto de 2015, das 9h às 18h, no auditório do Edifício Kapa, no Campus Rudge Ramos, recebe inscrições de comunicações científicas até o dia 15 de julho. 

As inscrições devem ser enviadas por e-mail às coordenações dos grupos de trabalho, com o nome completo do autor/a, título da comunicação e o resumo de 150 a 200 palavras.

O movimento pentecostal suscita várias leituras e interpretações. Ainda que seja impossível esgotar as possibilidades hermenêuticas desse quadrante do campo religioso, é do interesse dos pesquisadores a manutenção de uma legibilidade mínima do referido quadrante. 

O II Seminário Integrado pretende manter-se como um fórum de agregação dos pesquisadores pentecostais que pensam e produzem conhecimento sobre o movimento pentecostal em suas diferentes vertentes, suas formas de inserção na realidade brasileira e, consequentemente, o complexo de temáticas relacionadas e correlatas. 

Neste sentido, o II Seminário acolherá trabalhos e pesquisadores pentecostais voltados para esse segmento religioso.

Este II Seminário Integrado contará com a presença do Dr. Kenneth Archer, professor de teologia na Southeastern University (SU), de Lakeland, Florida, EUA. A SU é uma Universidade pertencente às Assembleias de Deus dos Estados Unidos. 

O Dr. Archer, renomado teólogo pentecostal norte-americano, tem se destacado por seus estudos sobre hermenêutica pentecostal. 

Ele é ministro ordenado da Church of God (Cleveland, Tennessee). Sua mais conhecida obra intitula-se: “A Pentecostal Hermeneutic: Spirit, Scripture And Community”

Atualmente o Dr. Archer é presidente da Society for Pentecostal Studies. Em sua visita ao Brasil, Dr. Archer se fará acompanhar da Dra. Melissa Archer, sua esposa, professora de estudos bíblicos na Southeastern University, e do Dr. Ricardo Waldrop, professor de missiologia no Seminário Pentecostal SemiSud, em Quito, Equador. 

Para maiores informações sobre Dr. Kenneth Archer, acessar https://www.seu.edu/academics/faculty/kjarcher/.

Programação

DIA 27/08/2015

8h30 – Momento Devocional de Abertura
9h15 – Painel 1 “Teologia Pentecostal e o Movimento Pentecostal Brasileiro: Questões e Desafios” – Dr. David Mesquiati (exposição: 30’); Reagentes: Me. Priscila Leite dos Santos (UMESP) e Me. Valdinei Gandra (Refidim)– 15’ cada,
10h15 – Reações do Plenário
10h45 – Intervalo
11h ­– Comunicações Científicas
13h – Intervalo
14h – Painel 2 “Pentecostalismos em diálogos” – Dr. Gedeon Alencar (30’); Reagentes: Me. Luana Golin (UMESP) e Me. Adriano Lima (PUC-PR) – 15’ cada,
15h – Reações do Plenário
15h30 – Intervalo
15h45 – Comunicações científicas
17h45 –  Oração da Noite
18h: Coquetel

DIA 28/08/2015

8h30 – Oração da Manhã
8h45 – Conferência do Dr. Kenneth Archer: “Hermenêutica Pentecostal: Questões e Desafios” (90’)
10h15 – Intervalo
10h45 – Reação à Conferência do Dr. Kenneth Archer – Me. Claiton Pommerening (Refidim) (30’)
11h15 – Plenário para Diálogo dos participantes com o Dr. Kenneth Archer
12h45 – Intervalo
14h – Conferência Drs. Kenneth Archer e Ricardo Waldrop: “Hermenêutica da Teologia da Libertação Latino-Americana e Práxis Missional Pentecostal” (60’)
15h – Reação à Conferência dos Drs. Archer e Waldrop – Me. Regina Sanches (Faculdade Nazarena do Brasil) (30’)
15h30 – Intervalo
16h – Reações do Plenário
17h30 – Oração da Noite: Encerramento do Encontro.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura