Feriado Cristão - Igreja celebra a festa de Corpus Christi na 5ª feira/SC


Na quinta-feira, 4 de junho, comemora-se a festa de Corpus Christi que é um evento cristão 60 dias após a Páscoa. 

Em vários países cristãos este dia é um feriado oficial. Como a Páscoa e a Quinta-feira da Ascensão o feriado Corpus Christi é um feriado móvel. Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. 

A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festividade foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

Durante a festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por multidões de fiéis, comum também na região.

Como data móvel, este ano cai no dia 4 de junho, mas em 2016 será no dia 26 de maio e em 2017, no dia 15 de junho. A tradição de enfeitar as ruas, utilizando materiais recicláveis como serragem, borra de café, flores, tampinhas de garrafas e outros tem se mantido.

Já na madrugada, enfrentando o frio, os fiéis formam um grande mutirão para fazer os adornos, geralmente por comunidades, pastorais e movimentos. O resultado final sempre surpreende. As ideias do formato surgem ao natural e sempre fica muito vistoso e colorido, causando admiração mesmo àqueles que não professam a fé católica.

Paróquias preparam programação solene para marcar acontecimento

As celebrações geralmente ocorrem nas sedes paroquiais. Na Paróquia São Sebastião, no centro de Jaraguá, por exemplo, às 9h haverá missa na escadaria da Igreja Matriz e em seguida a procissão, com o mesmo itinerário dos anos anteriores. A partir das 11h tem macarronada do Emaús no Salão Padre Dehon, com três tipos de molhos e dois de macarrão no buffet.

Na Paróquia São Cristovão (Amizade), instalada em dezembro, haverá missa às 9h e na sequência a procissão saindo da Igreja Matriz seguindo pela Rua Paulo Klitzke, retornando pela Roberto Ziemann.

Neste trajeto terá quatro altares para parada e celebrações alusivas à data. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Nereu Ramos), missa às 9h e procissão nas ruas do entorno da Igreja Matriz. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Ilha da Figueira), a celebração eucarística acontece às 8h e na sequência a procissão. O tapete será confeccionado na rua lateral (Rua N. Senhora Aparecida) uma vez que a via principal é de movimento intenso e prejudicaria o tráfego.

Na Barra do Rio Cerro, Paróquia Nossa Senhora das Graças, missa às 8h, seguida da procissão em direção ao Noviciado N. Senhora de Fátima, onde será dada a bênção final. No pátio da Igreja Matriz e no Noviciado haverá enfeites e ao longo do percurso, junto às casas. A Paróquia São Judas Tadeu (Água Verde/Chico de Paulo) tem missa às 8h e em seguida a procissão em ruas do entorno, passando pelo semáforo.

Tradição de confeccionar tapetes é mantida na região já na madrugada

A Paróquia Santos Anjos (Avaí) tem a programação de Corpus Christi definida. Às 9h30min, missa na Igreja Matriz com procissão em seguida até a Oficina Valcanaia. No salão haverá feijoada ao meio dia organizado pelo Movimento EFJ (Encontro de Famílias com Jesus).

Na Paróquia Senhor Bom Jesus, missa às 9h seguida da procissão até no pátio da Secretaria da Educação/Feliz Idade, onde será dada a bênção final. Na Paróquia São Pedro de Alcântara (Guamiranga), a procissão sairá às 10h até a Escola São Pedro e em seguida a missa. Em Massaranduba, Corpus Christi abre a programação da festa do padroeiro da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. 

A missa paroquial é às 9h na Capela N. Senhora Auxiliadora (defronte o engenho da Cooperativa Juriti) de onde os fiéis seguem em procissão até a Igreja Matriz, para a bênção final. É o mais longo trajeto em toda a região, cerca de 2,5 km, todo com tapete confeccionado com materiais reciclados. Em todas as paróquias os tradicionais tapetes vão colorir os trechos da procissão.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura