Mednesp-2015: um evento de raríssimo esplendor – Por Irani Inácio de Lima



Sob a proteção de Deus e o pálio generoso de seu venerando patrono doutor Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcante, a AME – Associação Médico-Espírita do Estado de Goiás sediará nesta capital a 

X edição do Mednesp

“O maior evento de medicina e espiritualidade do planeta”. 

As energias vibracionais que envolvem inundando de harmonia, serenidade e paz os organizadores do magistral conclave aguardado com alvissareira esperança e imensa expectativa e a ser realizado nos dias 3 a 6 do corrente no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, credenciam-nos a antever o seu sucesso extraordinário.

Engalanada, jubilosa e feliz Goiânia viverá um momento auspicioso, de indizível alegria e de supina e transcendental importância, ao ensejo da realização deste evento notável, grandioso, relevante e de excelente magnitude.

Sediada aqui no coração da pátria do cruzeiro, a Ame Goiás ao influxo das sublimes energias vibracionais que grassando por toda parte presidem o tormentoso momento da gloriosa transição planetária demonstra comprovando ser uma instituição veneranda que orgulha Goiânia, enaltece Goiás e encanta o Brasil.  Através desta sua audaciosa e pioneira iniciativa ela ultrapassa os estreitos limites além-fronteiras dos credos religiosos e dá um salto de qualidade rumo ao futuro.

Desejosa de formatar um espaço relacional democrático e de fraterna convivência a Ame Goiás assumiu a responsabilidade de realizar esta edição comemorativa dos 20 anos da Associação Médico-Espírita do Brasil, fundada em 17 de junho de 1995.

O seu é o compromisso indeclinável de acolher fraterna e calorosamente os congressistas de todos os países e todos os credos religiosos que se dignarem a brindar Goiás com suas amoráveis presenças. A Comissão Organizadora deste renomado conclave em esforço conjugado almeja debater estudando e pesquisando exaustivamente as ideias que exalçam a importância e a relevância da espiritualidade na prevenção e no tratamento da saúde do homem corpo e homem espírito.

Arrimada na fé fervorosa e inquebrantável esposada por seus ilustres integrantes a respeitável instituição médico-espirita goiana se coloca na vanguarda das instituições mundiais. 

Em perfeita sintonia e sob os auspícios da espiritualidade superior, almeja contribuir com a transformação moral do homem para fazer avançar a humanidade.  Resta sobejamente comprovado que esta veneranda instituição está perfeitamente antenada com o revolucionário processo de mudança e transformação da humanidade.

Ansiosa por contribuir eficazmente com o processo da bem-aventurada transição almeja que o Brasil, com a possível brevidade, retome o abençoado compromisso de sua destinação espiritual e efetivamente se transforme em celeiro da humanidade, coração do mundo e pátria do Evangelho. 

Embalado pelas forças vibrantes da modernidade e nesta mesma linha de raciocínio o Mednesp – 2015 chega para brilhar intensamente e deitar luz de esclarecimento nas sombras da ignorância humana. A sua é a busca permanente da verdade luminosa que esclarece e liberta.

E a Ame Goiás, ávida por consolidar mais uma de suas brilhantes conquistas, ouve por bem estabelecer parceria acadêmica com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás para assegurar pleno sucesso ao patrocinar o Mednesp 2015 – Congresso de Medicina e Espiritualidade da Associação Médico-Espírita do Brasil. 

E assim laborando ao influxo das sublimes energias deste abençoado tempo de transição planetária e emulada pelo sopro pressuroso do vento da modernidade ela ultrapassa os estreitos e acanhados limites do rótulo religioso da Doutrina Espírita e consolida parcerias outras para demonstrar comprovando a influência da espiritualidade na saúde do ser integral.

O seu é o superior e sublime objetivo de democraticamente, com fulcro na razão e à luz da ciência e da doutrina espírita estudar, discutir e apresentar pesquisas que levem a alma imortal, essência da vida imperecível “à medicina, aos hospitais, consultórios, e ambulatórios”.

Estrelas de primeira grandeza que brilham intensamente na luminosa constelação do cenário da ciência médico-espirituais de todo o orbe, altaneiras e soberanas, resplendentes de luz, desfilarão garbosamente pela tribuna congressual de Goiás.

Luminares das ciências médicas e conferencistas outros deverão aportar ao solo goiano para honrar a direção do conclave com suas amoráveis presenças e participar do amplo e fraterno debate a ser travado em torno da atualíssima temática da Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações no século XXI.

Dentre eles os doutores Pim Van Lommel e Mário Beauregard renomados pesquisadores e conferencista internacionais, além dos não menos ilustres doutores brasileiros Sérgio Lopes, Haroldo Dutra Dias, Décio Iandoli Júnior, Irvênia Prada, Alberto Almeida, Roberto Lúcio Vieira, Andrei Moreira, Giancarlo Luchetti e tantos outros.

É matéria incontroversa que toda doença física tem origem no corpo perispiritual. Na linha deste entendimento a Ame antecipa o futuro em busca de preciosas informações que à luz da medicina espiritual ensejam a prevenção, o tratamento e a cura da saúde do homem integral. À luz da Doutrina Espírita e das ciências médicas temas relevantes serão expostos, estudados e debatidos pelos conferencistas e demais participantes do luminoso conclave. Dentre eles:

Psiquiatria e Espiritualidade; Experiência da Quase Morte; Evangelho, Espiritualidade e Saúde; Sexualidade e Saúde; Física Quântica e Espiritualidade; Neuroimunologia da Mediunidade; Biologia Molecular e Espiritualidade; Bioética sob a ótica espiritual; Reencarnação como Lei Biológica; Espiritualidade nas práticas da saúde ambulatoriais e hospitalares; Espiritualidade nas doenças crônicas; Aspectos espirituais na terminalidade da vida.

Ousamos por derradeiro tributar singela e merecida homenagem à magistral e encantadora doutora Marlene Nobre, médica veneranda, laureada escritora e renomada conferencista internacional.

Trata-se de uma figura humana de raríssimas qualidades morais, líder incontestável do movimento espírita brasileiro, fundadora e presidente das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional.

Esta missionária da vida, amorável confreira, personalidade ilustre ousada e sem jaça, obstinada e intransigente defensora das Associações Médico-Espíritas havia avençado sua participação como conferencista do Mednesp -2015.

Ocorre que a cinco de Janeiro último aos 77 anos, vitimada por um infarto fulminante ela aceita a um convite da Espiritualidade Superior, alça voos mais altos naturalmente nas “asas do amor e da sabedoria”, deixa o nosso convívio e retorna à pátria espiritual para habitar uma das muitas moradas da casa do Pai.

Antes de partir deixando-nos saudosos com a presença de sua ausência ela abriu os braços de seu coração também nobre e generoso para afirmar textualmente: “Sejam bem-vindos a Goiânia, ao maior evento de medicina e espiritualidade do planeta”.

E nesta homenagem derradeira ousamos plagiar o laureado poeta pátrio Antônio de Castro Alves para saudá-la calorosa e efusivamente: “Vai guerreira, rompe os ares, os céus, os mares, Deus ao chão não te amarrou”. E relembrando a letra de uma música bradaríamos todos a uma só voz: “Ame mais que o amor é uma corrente, você é o elo que unirá toda esta gente”.


(Irani Inácio de Lima, advogado e espírita, E-mail: iraniabelinha@gmail.com)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura