57% dos brasileiros são católicos, diz pesquisa



Embora tenha perdido força, o catolicismo ainda é a maior religião do Brasil. Seis em cada dez brasileiros se declaram católicos. 

É o que mostra um levantamento realizado pela agência de pesquisa de mercado Hello Research e divulgado nesta quarta-feira (01/07). A empresa ouviu 1.000 pessoas em 70 cidades de todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais.

No total, 57% disseram ser católicos. O número, no entanto, é bem diferente do registrado há 25 anos. No Censo de 1991, ano da segunda visita do Papa João Paulo II no país, a religião era seguida por 83% da população. Em 2000, o índice caiu para 73,6% e, em 2010, para 64,6%.

Ao mesmo tempo, a comunidade evangélica continua crescendo, seguindo a tendência registrada nos últimos anos. Em 2015, os pentecostais (que reúnem a Igreja Universal e a Assembleia de Deus) são 16% da população, enquanto os não pentecostais (mais tradicionais) representam 9%. Em 1991, os dois grupos juntos não somavam 9% no Censo.


Os entrevistados que declararam não ter religião são 12% e têm maior representatividade entre os jovens de 16 a 24 anos. Os adeptos do espiritismo, umbanda ou que responderam ter outra religião possuem 2% cada. O candomblé e as demais crenças afro-brasileiras têm 1%.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura