Igreja Católica aprova enredo da Unidos de Vila Maria


Com a chegada do segundo semestre, as escolas de samba intensificam seus trabalhos na preparação para o Carnaval do próximo ano. 

O ritmo é frenético nas agremiações, que com seus enredos definidos partem para escolha de seus hinos, construção de alegorias e fantasias, ensaios e diferentes atividades sociais. No caso da Unidos de Vila Maria, além de todas as demandas para concepção e execução do desfile que vai cantar o Município de Ilhabela, soma-se mais uma importante frente para encaminhar outro enredo.

Numa ação inédita, a escola paulistana da Zona Norte já definiu seu tema para a folia de 2017, quando vai levar para a Avenida os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, ocorrida no rio Paraíba do Sul, em 1717. O evento, marco importante para os católicos brasileiros, completa três séculos, e também merecerá uma série de programações especiais por parte da Igreja junto aos seus fiéis; o "Jubileu 300 anos de bênçãos".

Nesse processo, os dirigentes da Vila Maria têm cumprido cuidadosamente uma série de protocolos para que o projeto seja executado respeitando as diretrizes que a abordagem impõe, uma vez que as relações entre Carnaval e a fé cristã sempre foram motivo de polêmica, gerando, por diversas vezes, desdobramentos judiciais como, por exemplo, o célebre "Cristo Mendigo", de Joãosinho Trinta, na Beija-Flor de Nilópolis, que, por uma decisão da justiça, não pôde ser exibido na Marquês de Sapucaí, em 1989.

A homenagem no Carnaval, que está em desenvolvimento desde 2015, tem a aprovação oficial e exclusiva da Igreja Católica, referendada por Dom Odilo Scherer, Cardeal Arcebispo Metropolitano de São PauloO ineditismo do enredo, e da própria parceria, se dá também pelo fato de ser a primeira vez na história que a Igreja autoriza o uso de seus símbolos nos desfiles de escolas de samba.

Animado, Adílson José de Souza, presidente da Vila Maria, que reuniu-se recentemente, ao lado de sua comitiva, com representantes católicos e autoridades locais, prometeu um desfile inesquecível. "Faremos uma grande romaria no sambódromo. Será um enredo com muita história e fé", afirmou.

Saiba como a Vila Maria está se preparando para o Carnaval 2016

Para o próximo ano, a agremiação anunciou a contratação do carnavalesco Alexandre Louzada para desenvolver o enredo "A Vila famosa é mais bela, Ilhabela da fantasia", que será apresentado na avenida no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, quando será a segunda a desfilar no sambódromo do Anhembi.

A proposta é levar ao público, de forma lúdica, histórias relacionadas ao município localizado no litoral norte de São Paulo, considerada a maior ilha do litoral brasileiro. Além de Louzada, foram contratados Demis Roberto, para a direção de harmonia, o intérprete Clayton Reis para o time de canto e Rafa do Cavaco, reforço na ala musical.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura