Reunião de prefeitos brasileiros com o Papa será transmitida pela internet



Pautada pelo tema das mudanças climáticas, escravidão moderna e desenvolvimento sustentável, a reunião de prefeitos com o Papa Francisco, que ocorrerá, no Vaticano, nesta terça-feira (21/07), às 17h (hora local / 12h no Brasil), terá transmissão ao vivo, pela internet. O Workshop:

 "Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o Compromisso das Cidades"

Será transmitido a partir das 9h (hora local/ 4h no Brasil)Os prefeitos de Belo Horizonte (MG), Marcio Lacerda, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); de São Paulo (SP), Fernando Haddad, vice-presidente, do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes, vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional, de Salvador (BA), ACM Neto, 2º secretário da FNP; de Curitiba, Gustavo Fruet, vice-presidente de Urbanismo e Licenciamento; de Porto Alegre (RS), José Fortunati, vice-presidente de Relações Institucionais e de Goiânia (GO), Paulo Garcia, vice-presidente estadual, participarão das atividades.

A delegação brasileira integra um grupo de 60 prefeitos de todo o mundo. "A iniciativa do Papa em promover esta reunião é uma demonstração clara de que existe um consenso sobre a relevância dos prefeitos, não apenas na discussão dos problemas globais, mas, principalmente, na operacionalização das suas soluções", afirmou Lacerda. 

Para Fortunati, mais do que o reconhecimento do trabalho que já está sendo desenvolvido nas cidades, o convite do Papa Francisco é um chamamento do Vaticano para o debate e o estabelecimento de uma agenda mundial comum e compartilhada. "O mundo está mudando rapidamente e, neste novo contexto, as cidades cada vez mais ganham papel destaque não somente na execução, mas também na definição de políticas em temas de interesse global, como a questão das mudanças climáticas", enfatizou.

Segundo o prefeito de Goiânia, o convite é um dos mais importantes que já recebeu. "No documento eclesiástico, Sua Santidade aborda a situação ambiental, como as mudanças climáticas, o combate à pobreza e à escravidão moderna, além do enclausuramento que o consumismo moderno tem promovido na segregação de grupos extensos da nossa comunidade. A discussão de um documento de tamanha importância quanto a Encíclica é fundamental para garantir a qualidade de vida das futuras gerações", falou.

O prefeito Fruet afirmou ser uma honra integrar a delegação de prefeitos brasileiros que participará das atividades em Roma. "O evento confirma a tendência mundial de municipalização. Além do que, o desenvolvimento sustentável é uma preocupação mundial. Fundamental o envolvimento do Vaticano", completou.

Workshop: "Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: O Compromisso das Cidades", O workshop pretende aumentar a consciência a respeito de duas emergências globais: a escravidão moderna (incluindo tráfico de seres humanos) e as mudanças climáticas, nas quais os governos municipais devem desempenhar um papel ativo. Além disso, o evento busca o consenso de que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível mundial são consistentes com os valores das principais religiões mundiais, com particular destaque para os indivíduos e as populações mais vulneráveis. O encontro será realizado na Casina Pio IV, sede das Pontifícias Academias de Ciência, em Roma.

Simpósio: "Cidades e o Desenvolvimento Sustentável" - O simpósio irá considerar maneiras para as cidades abraçarem e implementarem a nova agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - do desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Além do compartilhamento de experiências com os líderes mundiais, ambientalistas e especialistas em planejamento urbano, os representantes da FNP pretendem entregar ao Papa Francisco documento com conclusões das discussões promovidas no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado em Brasília (DF), em abril.

Encíclica Verde - Esses eventos dão continuidade ao posicionamento expressado pelo Papa Francisco na Encíclica "Laudato Si" lançada no dia 18 de junho. No documento, o papa defendeu ações imediatas em atenção ao meio ambiente, abordando questões como o aquecimento global e o atual modelo econômico. A carta é a primeira dedicada ao tema e já é considerada revolucionária por exigir dos líderes globais uma postura urgente para salvar o planeta e por questionar a ação humana na busca pelo desenvolvimento.

COP 21 - Os brasileiros, que estarão em Roma, levarão também a preocupação local para estreitar o diálogo sobre os temas que atingem às cidades no que diz respeito às decisões da cúpula do clima, para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21), que acontecerá em Dezembro, em Paris (França).

Na ocasião líderes dos 196 países integrantes da ONU vão promover o debate e acordar diretrizes de como lidar com as mudanças climáticas. Esse novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto, de 1997, que teve resultados incipientes. O que se busca é a construção de acordos que mantenham o aquecimento global induzido pelo homem abaixo de 2º C.

Veja a transmissão no link do site da Frente Nacional de Prefeitos (www.fnp.org.br)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura