Tecnologia de imagem digital revela escrita bíblica milenar em pergaminho - Por Allyn Fisher-Ilan



Arqueólogos israelenses disseram nesta segunda-feira terem discernido escritas bíblicas em um pergaminho de 1.500 anos com a ajuda de tecnologias de imagem digital e descreveram o texto como o mais antigo já encontrado desde os Manuscritos do Mar Morto.

Pesquisadores norte-americanos e israelenses fizeram a descoberta utilizando avançadas tecnologias médicas e digitais para examinar o objeto, descoberto há 45 anos quando técnicos forenses, sem as mesmas capacidades, não conseguiram decifrar qualquer escritura do pergaminho.

"Esta é realmente uma grande descoberta", disse Pnina Shor, curadora da Autoridade de Antiguidades de Israel, em uma entrevista coletiva onde o objeto cilíndrico de cinco centímetros foi exibido. "Após os Manuscritos do Mar Morto, esta foi a mais significativa descoberta de uma Bíblia antiga", disse Shor, referindo-se a centenas de textos antigos descobertos no fim dos anos 1940.

Cientistas estimam que os Manuscritos do Mar Morto, considerados os mais antigos fragmentos bíblicos já descobertos, datam de entre o século terceiro a.C. a até 70 d.C. O pergaminho apresentado nesta segunda-feira foi descoberto em 1970 em Ein Gedi, a cerca de 40 quilômetros ao sul das cavernas de Qumran, onde os Manuscritos foram achados.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura