Iemanjá é festejada nas praias de Iracema e do Futuro/Fortaleza-CE – Por Lérida Freire



Até amanhã, as areias das praias de Iracema e do Futuro recebem os festejos em homenagem à Iemanjá.

As comemorações devem começar na noite de hoje, com queima de fogos e rituais nos dois locais. Só na Praia do Futuro, a União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), que organiza a festa, estima público de dez mil pessoas. 

Já na Praia de Iracema, a festa é realizada pela Associação Cultural Afro-Brasileira Pai Luiz de Aruanda. Haverá apresentações do afoxé Filhos de Oya, entrega de comendas e saída de jangada com oferendas ao mar.

Na Praia do Futuro, haverá apresentações do Centro do Pai Sílvio e louvores à Iemanjá por toda a noite. As festas têm apoio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Por causa do sincretismo religioso, Iemanjá é festejada na Capital na mesma data em que a padroeira Nossa Senhora da Assunção é homenageada.

Considerada a rainha, sereia ou a princesa do mar pela umbanda e pelo candomblé, Iemanjá é uma figura divina que recebe oferendas como forma de agradecimento pelas graças atendidas.

A vice-presidente da Uecum, Tecla de Sá Oliveira, explica que a umbanda é a junção de crenças e culturas de negros, índios e brancos. E que os festejos à Iemanjá, além de homenagear a figura divina, são comemorações da cultura e religiões afrodescendentes.

O escritor e babalaô Orion Lima explica que, equiparando religiões, Iemanjá é para os umbandistas o que Nossa Senhora é para os católicos. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura