sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Igreja realizará 1º casamento de transexuais na Dinamarca


Uma igreja de Ringsted, no oeste de Copenhague, realizará neste sábado o primeiro casamento religioso de transexuais na Dinamarca, informou a televisão pública "DR".

O Parlamento dinamarquês aprovou em Junho de 2012 uma nova lei para permitir os casamentos homossexuais na igreja nacional luterana, mas até agora não tinham sido oficiados casamentos entre transexuais.

"Para nós é importante que não somente o prefeito nos case. Amamo-nos, e é lindo ter a aceitação da igreja", declararam à "DR" Isabell Storm e Cecilie Mundt, que nasceram como homens.

O pároco da igreja de São Benito de Ringsted, Henrik Fuglsang-Damgaard, se mostrou encantado de oficiar a cerimônia e ser o primeiro pastor a casar dois transexuais no país nórdico, onde não existe separação entre Estado e Igreja.

"Penso que tomaram uma boa decisão, seguiram o que sentem seus corações e não têm medo de mostrar a Deus e aos seres humanos que estão juntas. Acho que Deus se alegrará lá sentado no céu", afirmou Fuglsang-Damgaard.

A Dinamarca se tornou em Junho de 1989 o primeiro país do mundo a reconhecer por via legal a união civil de casais do mesmo sexo.






Nenhum comentário: