Palmas e Diocese celebram Padroeiro Senhor Bom Jesus da Coluna - Por Ivan Cezar Fochzato



Há 160 anos a população segue a tradição e a fé dos primeiros bandeirantes a chegarem nos Campos de Palmas/PR.

Nesta quinta-feira (06/08) o município de Palmas e toda a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão estarão celebrando seu Padroeiro, Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, uma das mais antigas festividades religiosas do estado do Paraná. Há meses foi iniciada a motivação para a 160ª festa através de várias ações, que neste ano ocorreram no Ginásio de Esportes do Seminário São João Maria Vianney.

No sentido religioso, desde o dia 28, os devotos participam da Novena do Senhor Bom Jesus, envolvendo todas noites toda a população através das Capelas dos Bairros e de múltiplas entidades, que foram responsáveis pela organização de cada um dos dias.

Na manhã desta terça-feira (06/08), feriado no município de Palmas, a Celebração Eucarística está marcada para às 10h00, sendo presidida pelo Padre Geraldo Macagnan, Administrador Diocesano. Ao meio dia, o almoço no Centro Pastoral. À tarde jogos e diversões e às 16h00 ocorre o leilão do gado e o encerramento no final da tarde.

Registros da história narram que o padroeiro de Palmas foi escolhido pela ocasião da chegada dos Bandeirantes em agosto de 1836 e pelo Padre Ponciano de Araújo devido ao fato de 06 de agosto ser dedicada ao Senhor Bom Jesus. Ao nome foi acrescentado o termo "Coluna”, como motivo de rememorar o episódio do açoitamento de Jesus Cristo, amarrado a uma coluna no Palácio de Pilatos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura