Fadista dá testemunho na Jornada de Teologia


A fadista Aldina Duarte é uma das intervenientes na sexta Jornada de Teologia Prática, que se vai realizar no próximo dia 23 de Outubro, em Lisboa, a partir das 10h00, com o tema:

“Elogio do silêncio”

A iniciativa é organizada por dois departamentos da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

 O encontro vai reunir especialistas de variados ramos do saber, como teologia, música, arquitetura e ciências sociais. Entre eles encontram-se o músico Sérgio Peixoto, o monge budista Ives Cretaz, o poeta João Moita, a fadista Aldina Duarte e o teólogo Alexandre Palma.

No texto introdutório da jornada, os organizadores recordam as palavras de David Le Breton, na sua obra: “Du silence”, que escreve que o “único silêncio que a utopia da comunicação conhece é o da avaria, o da máquina que falha, a suspensão da transmissão. É mais uma interrupção da técnica do que a emergência de uma interioridade. O silêncio torna-se, pois, um vestígio arqueológico, um resto ainda não assimilado”.


“Simultaneamente, o silêncio ressoa como uma nostalgia, suscita o desejo de uma escuta sem pressa do rumor do mundo”, acrescenta o autor.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura