sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Fundação espírita comemora 20 anos com projeto de apoio a idosos - Por Diogenes Matos



O projeto do lar para idosos está em fase de construção, com previsão de conclusão para 2016.

Solidariedade é palavra marcante na Fundação Lar Harmonia, localizada próximo ao bairro da Paz, em Salvador. Diversos projetos voltados para educação e saúde são mantidos através de doações financeiras, de cestas básicas, alimentos não perecíveis, material de higienização, além de serviços técnicos de manutenção e prestação de serviços voluntários.

À frente do Lar Harmonia está o psicólogo clínico e escritor Adenáuer Novaes. Ele deixa claro, que, apesar de o Lar ter princípios e tradições espíritas, não é feita distinção entre religiões. Com 20 anos de criada, a Fundação também não tem filiação político partidária e seus dirigentes trabalham de forma gratuita nem recebem qualquer tipo de remuneração direta ou indireta.

Apoiam Adenáuer nessa jornada, donas de casa, adultos e jovens, com objetivo de amenizar a miséria social, moral e espiritual vivida por grande parte da sociedade, segundo informa o site (http://www.larharmonia.org.br/) do Lar Harmonia.

As principais ações sociais promovidas pelo Lar são: Ambulatório Médico-Odontológico Eurípedes Barsanulfo, AMEB; Creche Escola Teresa Cristina, CETC; Escola Allan Kardec; Núcleo de Psicologia PsiHarmonia, com atendimento psicológico individual e às famílias e comunidades; Núcleo Jurídico e de Cidadania Mª Terezinha Ferraz Freire de Novaes, NJC, que presta assistência jurídica gratuita; Oficinas Profissionalizantes Bezerra de Menezes, que proporciona o aprendizado técnico a adolescentes em situação de risco social, de forma a inseri-los no mercado profissional de trabalho.

Questionado sobre como consegue conciliar a profissão, a religiosidade e a família, Adenáuer enfatiza o apoio de todos os voluntários para a administração da Fundação Lar Harmonia. “São diversos profissionais voluntários e parcerias com órgãos que contribuem para nossos atendimentos, que chegam a quase 5 mil por mês”, revela Novaes.

Sua religiosidade começou aos 17 anos, por si só. Em uma palestra espírita ele viu que a lógica abordada era justamente aquilo que ele acreditava como fundamento da vida. Para quem acredita que todo espírita psicografa, em seus livros publicados Adenáuer garante que seus escritos são inspirados em reflexões pessoais, muito embora consciente do auxílio espiritual.

Projeto de apoio a idosos

Hoje, um dos projetos da Fundação, segundo afirma Adenáuer, é a construção de um lar para idosos. A ideia do lar é para que, os idosos que não têm família, ou vivem sozinhas, possam conviver juntas, uns cuidando dos outros.

O projeto do lar para idosos está em fase de construção, com previsão de conclusão para 2016. Os interessados em ajudar o lar para idosos deve entrar em contato com a Fundação Lar Harmonia pelo telefone (71) 3286-7796.






Nenhum comentário: