História, religião e literatura negra na Amazônia são temas de ciclo de palestras na Casa das Artes – Por Laís Azevedo


Iniciou na quarta-feira, 18/11, um ciclo de palestras sobre: 

“História, Religião e Literatura Negra na Amazônia”


Na Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará (FCP)A temática segue em debate até a próxima sexta-feira, 20, sempre das 16h às 17h30, com entrada franca. O evento é uma realização da Coordenação de Literatura e Expressão de Identidade da FCP e integra uma programação maior, realizada ao longo de todo o mês, alusiva ao Dia da Consciência Negra.

Hoje o, Professor Doutor Aldrin Figueiredo (UFPA) apresenta-se com a temática “Comunidades Negras na Amazônia: Paisagem, Imagem e História”. Nela, ele analisa como as comunidades negras, de quilombos e mocambos, foram apresentadas nos relatos de pretéritos, de homens de governo, viajantes e religiosos na Amazônia entre a colônia e a república. Utilizando-se de referências escritas, orais e visuais, pretende ainda discutir a mudança no olhar sobre o passado étnico da Amazônia.

Na quinta-feira, 19/11, será a vez de conversar com o Professor Doutor Paulo Nunes (UNAMA), a partir da temática: “Negritude e Diversidade Étnico-Racial, O Lugar da Literatura no Pará”. O professor e poeta deve enfatizar o conceito de negritude como articulador dos discursos de escritores paraenses que, nos séculos 19, 20 e 21, utilizam-se de seus textos para exaltar as raízes da diáspora africana em terras da Amazônia paraense. Esta prática deve convergir com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a chamada LDB, no tocante à diversidade étnica racial nas escolas.

Em sua última mesa, o evento recebe a Professora Doutora Taissa Tavernard (UEPA) com o tema: “Religiões de Matriz Africana na Amazônia e o Combate à Intolerância Religiosa” apresentando as religiões afro-amazônicas e abordando suas características comuns e diferenças litúrgicas. Além disso, ela deve discutir o processo histórico do estabelecimento das mesmas em território paraense, configurando assim um campo religioso plural. Finalmente, ela mostrará a relação estabelecida entre as religiões negras e cristãs que se configuram ora por processos de trocas sincréticas ora pela luta no combate à intolerância religiosa.

Mostra Paralela

A Casa das Artes ainda recebe ao longo do mês uma exposição fotográfica de Carlos Penteado ligada ao tema, e outra denominada: “O Corpo como Objeto de Arte – desenho com modelo vivo e artes da cena”, resultado do Laboratório Permanente de Criação e Experimentação.

Serviço:

Ciclo de Palestras: 
“História, Religião e Literatura Negra na Amazônia”

Data: 
dias 18,19 e 20 de Novembro, sempre das 16h às 17h30;

Local: 
Auditório da Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré);

Entrada Franca


Fundação Cultural do Pará







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura