Lisboa vai receber primeiro templo mórmon de Portugal


Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vai ter campanário de 43 metros e terá parque de estacionamento com 117 lugares.

Lisboa vai receber o primeiro templo mórmon em Portugal, a construir no Parque das Nações, com um campanário de 43 metros de altura, cerca de 2.000 m2 de área e em betão armado à prova de sismo.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vai decorrer no sábado, sendo também apresentado, nesse dia, o "projeto de forma mais detalhada aos fiéis da Igreja e à comunidade em geral", disse à Lusa fonte da Igreja mórmon.

Numa nota escrita, a mesma fonte adiantou que a área de implantação do templo será de dois hectares, jardins incluídos, que o templo não vai exceder os 2.300 m2 e que terá um parque de estacionamento com 117 lugares.

"O edifício do templo será construído em betão armado, à prova de sismo, e terá uma cobertura de pedra calcária em todo o exterior. Terá vitrais nas janelas. O campanário terá uma altura de 43 metros, já com a estátua do anjo Moróni no local", acrescentou.

Aquela estátua é usada em quase todos os templos e é a representação da pregação do evangelho por um antigo profeta do Livro de Mórmon (conjunto de escrituras usadas pelos Mórmons, a par da Bíblia).

A fonte disse ainda que o "interior terá chão em mosaico, pedra e carpete, as portas e respetivos umbrais serão trabalhados em termos de carpintaria, os corrimões serão em bronze e algumas das paredes serão pintadas".

Questionado sobre os valores previstos para a construção do templo, a fonte escusou-se a responder, alegando "não ter acesso a essa informação". A construção do templo vai demorar entre dois a três anos e, depois de inaugurado, vai estar aberto ao público em geral durante umas semanas para permitir visitas feitas por guias para explicar o propósito de cada sala e dependência.

Após essas "semanas abertas", "o templo é então 'dedicado' e, a partir dessa data, apenas membros da Igreja poderão entrar", indicou a fonte. O crescimento de fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias motivou a construção do templo, uma vez que, "assim que a Igreja tem uma relativa dimensão num determinado país, é construído um templo".

Segundo a mesma fonte, existem atualmente 42 mil membros em Portugal e o templo mais perto que têm é em Madrid, Espanha. "Ter um templo em Portugal irá dar aos fiéis a oportunidade de casar e realizar ordenanças sem ter de incorrer em viagens longas e dispendiosas para outros países", frisou.

A cerimónia de sábado é reservada a convidados, "podendo o público em geral assistir aos procedimentos em direto a partir das capelas locais (reservadas para as reuniões dominicais, ensino religioso e atividades recreativas ou sociais)", através da televisão.

O templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vai ser construído na zona norte do Parque das Nações, próximo do mercado de Moscavide.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura