Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade discute pedagogia da tolerância



Num mundo em que as notícias de conflitos e agressões povoam a maior parte dos noticiários, discutir ações concretas que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica é cada vez mais imperativo.

É o que busca o VI Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, organizado pelo Grupo de Pesquisa ‘Cultura de Paz, Juventudes e Docentes’, da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos próximos dias 02, 03 e 04 de Dezembro.

Esta edição contará ainda com a palestra da professora Ana Maria Freire, sobre o tema: "Cultura de paz e pedagogia da tolerância”, que ocorre no dia 02 de Dezembro, das 8h às 12h.

O seminário vai reunir também especialistas e pesquisadores de várias partes do país, além de apresentações culturais e o lançamento de publicações a respeito da ‘Cultura de Paz’.

Escolas públicas da capital, Fortaleza, e do Interior do Estado apresentarão suas experiências de combate à violência e de como se tornaram referências na construção de uma sociedade mais justa.

"No mundo, em que a maior parte das pessoas está focando na questão da violência e da desesperança, é muito importante que nós possamos fazer algo pela paz. Mas uma paz que pense a justiça social, uma paz ativa, em que possamos estar presentes, nos mobilizar”, explica a organizadora, professora Kelma Matos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

É a sexta edição do evento, que vai receber a viúva de um dos mais renomados estudiosos latino-americanos em Educação, o brasileiro Paulo Freire. Ana Maria Freire, ou Nita Freire, como é conhecida, vai trazer a temática da "pedagogia da tolerância”. "A sociedade precisa crer que é possível construir e praticar a paz no cotidiano”, reforça Kelma.

Nita Freire é pedagoga e escritora, autora dos livros "Analfabetismo no Brasil, Paulo Freire: uma história de vida” e "Nita e Paulo: crônicas de amor”. A professora dedica-se, atualmente, a organizar, publicar e divulgar a obra de Paulo Freire, como sucessora legal do educador.

Outro destaque é a palestra do professor Carlos Sebastião Adriani. Ele é referência no estudo dos valores humanos na educação, de acordo com os princípios do indiano Santhya Sai Baba.

Além das palestras e apresentações de professores e alunos das escolas, o seminário reúne teatro de bonecos, oficinas, contação de histórias e musicoterapia. Qualquer pessoa pode se inscrever e acompanhar o evento no site da Internet: www.ufcculturadepaz.webnode.com.br/.

Serviço

Local: 
Auditório Valnir Chagas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - Rua Marechal Deodoro, 750 - Benfica, Fortaleza - CE

Data: 
02, 03 e 04 de dezembro de 2015

Horário: 
8h às 17h


Inscrições:
www.ufcculturadepaz.webnode.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura