quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Calendário popular de Uberaba conta com o “Dia da Umbanda” – Por Rodrigo Garcia/CMU


O vereador Kaká Se Liga conseguiu incluir o:

“Dia Municipal da Umbanda” 


No calendário popular de UberabaO vereador Kaká Se Liga (PSL) conseguiu incluir o “Dia Municipal da Umbanda” no calendário popular de Uberaba. A matéria foi aprovada, anteontem (15/02), na primeira sessão legislativa de Fevereiro, ficando definido que a comemoração municipal seguirá o molde nacional, em consonância com o Decreto-Lei assinado pela presidente Dilma Rousseff, que oficializou o “Dia Nacional de Umbanda” no dia 15 de Novembro.

“Nesta data, podemos realizar várias celebrações em torno desta religião em Uberaba, de forma oficial, porque a Umbanda é uma religião brasileira com muitos adeptos e que precisa ser valorizada”, destacou.

Em Uberaba, segundo Kaká, existem vários templos religiosos conhecidos como “terreiros”, que são os locais onde acontecem os cultos, os quais seguem principalmente uma cultura afrodescendente.

“A inclusão é uma conquista para os praticantes de Umbanda em Uberaba. A religião é diversificada por trazer em sua concepção a mistura de crenças do catolicismo e espiritismo e pregar os rituais de origens africana e indígena. O município tem que valorizar esta diversidade religiosa que existe na Umbanda, porque ela faz parte da história do nosso país”, contou.

Segundo historiadores da cultura religiosa, no dia 15 de Novembro de 1908, um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes, sendo orientado a criar um novo culto: a Umbanda. Zélio estava sofrendo com uma paralisia que nenhum médico, da época, conseguia explicar.

Então, um amigo da família do garoto aconselhou que ele fosse levado a uma Federação Espírita do Rio de Janeiro, onde o jovem incorporou o caboclo das Sete Encruzilhadas e foi anunciada a fundação da nova religião no Brasil. 






Nenhum comentário: