Quaresma - Por Khryst Serpa e Ludimila Mendonça



Trata-se de período de proibições relativas à matéria e reflexão acerca do espírito. 

A igreja católica estabeleceu entre um de seus ritos, a quaresma, um período que se estende desde a quarta de cinzas até a quinta feira santa. A parte boa é que se você foi um digno folião católico e desandou no carnaval, dá para recuperar o corpo nesse período, de todo o abuso alcoólico e o desgaste da folia. Mas é óbvio que a preocupação da igreja está ligada a uma purificação espiritual

Trata-se de um período de proibições relativas à matéria e reflexão a cerca do espírito com o intuito de se preparar para a acolhida de Cristo. A quaresma é uma referência aos 40 dias de reflexão, tentação e provações que Cristo passou no deserto.

A quaresma então é dividida em duas práticas de jejuar: O jejum externo, relacionado a matéria e ao corpo; o jejum interno, espiritual que se trata de um momento dedicado a orações e a contemplação do mistério divino e reflexões sobre si em relação ao Deus cristão e a vida pregada pela bíblia.

Muito se comenta sobre a orientação de não consumir carne vermelha nesse período. Mas tem que se lembrar que as pregações e termos ligados a religião muitas vezes são simbólicos. A questão de não comer carne inicia-se com a ideia de não sucumbir ao prazer dos prazeres corpóreos.

A crítica que a igreja católica faz ao modo que caminha a sociedade em defesa das práticas quaresmais é que vivemos tempo de hedonismo. Ou seja, a igreja acusa que as pessoas têm se preocupado apenas com seu próprio prazer imediato. Por isso propõe esse período que estabelece proibições relativas abstinência de algumas comidas, bebidas e outras diversões como a música, as festas e os jogos de azar.

A teologia da libertação apresenta uma explicação sobre um significado mais profundo da quaresma, que vai além da penitência como um ato vazio e sistemático e mesmo o porquê da necessidade de comparecer nesses dias as celebrações religiosas. 

“Os exercícios quaresmais podem tornar-se fontes para reflexão sobre o sentido cristão da oração, do jejum e da esmola. Além disso, o estímulo à participação na piedade popular (procissões, vias-sacras, sermão do descendimento, sermão das sete palavras) pode motivar conversas posteriores sobre o significado destas práticas e o seu valor e potencial evangelizador”.

Muitos membros da igreja criticam o fato de que essa prática ter ficado restrito a meros formalismos e não mais a evolução espiritual. A ideia era alinhar a religião a prática diária de humildade, generosidade e solidariedade. Afinal deixar de comer carne não torna a religião lá muito útil socialmente, a prática solidária é bem mais impactante.

Aqui vai uma lista do que a igreja católica recomenda nesse período:

Práticas corporais, ou externas
  • Comer menos das comidas que você mais gosta e mais daquelas que não gosta
  • Não comer nada entre as refeições
  • Não utilizar condimentos na comida
  • Não utilizar adoçantes nas bebidas
  • Evitar escutar música na rádio todo o dia
  • Evitar a televisão e os vídeos; em vez disso, ler a Paixão de Cristo na Bíblia ou Missal
  • Rezar um rosário extra.

Praticas espirituais, ou internas
  • Não conversar mais do necessário; em vez disso, faça algumas pequenas jaculatórias em todo o dia.
  • Exercitar a paciência em todas as coisas
  • Não fazer nenhuma queixa
  • Controlar a ira; em vez disso, sugere-se sair ao encontro da pessoa que provocou a irritação.
  • Evitar a intriga.
  • Quando alguém lhe pedir que faça algo extra faça-o com alegria e boa disposição.
  • Evite utilizar o telefone
  • Sempre fale a verdade em todas as circunstâncias de sua vida
  • Evitar a vaidade e o egoísmo

Nos terreiros de Umbanda, a quarta-feira de cinzas costuma ser marcada por uma gira de pretos velhos, que vem da terra, trazer as cinzas que nos darão a redenção dos atos pecaminosos praticados no Carnaval, e afastar os espíritos obsessores, que se aproximam durante as festividades de do Rei Momo. 

No Candomblé, para serem aceitos pelas comunidades locais, antigos zeladores entravam para as Irmandades Leigas, e seguiam seus preceitos e ritos. Desta forma, introduziram dentro do Candomblé o ato de resguardar a Quaresma, neste período as casas de atendimento ficam fechadas. 

Em algumas casas de Angola, Jejê e Kêtu, elas permanecem fechadas neste período por acreditarem que os santos estão “dormindo”, ou seja, afastados da Terra e que só Exú responde e governa nesta época. No Sábado de Aleluia, o toque sagrado do Adarrun invoca os orixás de volta à Terra.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura