Clio e a ABHR


A ABHR é uma das entidades que procura incentivar e organizar os esforços e estudos acadêmicos na área de Ciências da Religião e História das Religiões. A idéia de criar a Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) surgiu durante a realização do I Simpósio sobre História das Religiões, convocado por um grupo de historiadores da linha de pesquisa Religiões e Visões de Mundo do Curso de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Assis, em 1999. Nasceu do interesse de um grupo de historiadores brasileiros de contribuir para o desenvolvimento de um campo de estudos científicos sobre a religião.

O propósito da Associação é reunir estudiosos da História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e de outros ramos das Ciências Sociais que vêm realizando investigações sobre religião no Brasil. A ABHR quer colaborar para consolidação do campo de estudos científicos sobre religião, promovendo o intercâmbio entre investigadores e de estudantes de Mestrado e Doutorado das diferentes áreas das Ciências Sociais.

A ABHR se filiou a International Association for History of Religions (IAHR) por ocasião do XVIII Congresso Qüinqüenal da Associação Internacional de História das Religiões que se realizou em Durban, África do Sul, de 05 a 12 de agosto de 2000.

Associação Brasileira de História das Religiões está aberta para acolher tanto projetos sobre aspectos teóricos e metodológicos da História da Religião, sobre questões de crescimento do pentecostalismo, transnacionalização das religiões afro-brasileiras, expansão de novos movimentos religiosos, situação das igrejas tradicionais, quanto propostas de abordagem das diversas facetas da religiosidade popular, das religiões trazidas por grupos migrantes, da presença de novos movimentos religiosos nas populações indígenas, da expansão das crenças esotéricas e da New Age. A ABHR procura estimular o estudo comparativo das religiões, assim como a pesquisa sobre o processo de exportação e transnacionalização de variantes religiosas autóctones.

A Associação é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, inteiramente independente de grupos políticos ou religiosos.

Suas finalidades são:

a) Incentivar a investigação e o ensino das Ciências Sociais da religião.
b) Incentivar os cientistas sociais do Brasil para trabalhar na análise do fenômeno religioso nesta parte do continente latino-americano.
c) Promover reuniões científicas, congressos, seminários, encontros, jornadas, visando o intercâmbio de informações entre seus associados e os membros de associações científicas similares;
d) Apoiar a publicação de livros e revistas sobre o tema da religião, pleiteando, para tanto, ajuda financeira junto a instituições públicas e privadas. A Associação patrocina a organização de reuniões científicas sobre História das Religiões e mantêm uma página na Internet (www.abhr.org.br), que inclui artigos curtos, resenhas de livros e de artigos publicados em revistas científicas sobre religião e um pequeno noticiário sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura