13ª Mostra de Cinema de Tiradentes faz reflexão sobre “Paradoxos do Contemporâneo”

O evento será realizado de 22 30 de janeiro de 2010, na histórica cidade de Minas Gerais.





Os paradoxos e a diversidade da recente produção audiovisual brasileira estarão em evidência na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 22 a 30 de janeiro de 2010, na cidade histórica mineira de Tiradentes. A cada edição, mais de 30 mil turistas participam da programação cultural intensa oferecida gratuitamente ao público. Um panorama inédito do cinema brasileiro contemporâneo em longas e curtas será apresentado ao público nas telas e nos debates. A temática central desta edição é: “Paradoxos do Contemporâneo” – pauta motivada pelo atual momento histórico do audiovisual no país – variados perfis de realizadores e mescla de gêneros constituem um complexo painel da produção audiovisual atual. Tiradentes recebe toda infraestrutura necessária para sediar a programação. Serão instalados três espaços de exibição - o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 2.000 espectadores), o Complexo de Tendas – que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 700 lugares), e o Cine-Teatro (com platéia de 150 lugares) funciona no Centro Cultural Yves Alves – sede do evento.

Cinema sem fronteiras

A Mostra de Cinema de Tiradentes inaugura o programa: Cinema sem Fronteiras 2010, apresentando a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Promovido pela Universo Produção, em edições anuais, o evento soma-se às outras realizações da empresa em Minas Gerais, de forma diferenciada e complementar: a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio, realizada em junho), e a Mostra CineBH, na capital mineira, em outubro (que contextualiza o mercado audiovisual).

Homenagem

O diretor Karim Aïnouz foi o escolhido para receber a homenagem da edição de 2010. Nascido no Ceará, de ascendência argelina, e formado nos EUA, Karim Aïnouz foi eleito por simbolizar em sua biografia e filmografia toda a diversidade paradoxal do cinema brasileiro contemporâneo. Karim Aïnouz é bacharel em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília, tem mestrado em teoria e história do cinema pela New York University, foi aluno do Whitney Museum Independent Study Program, também em Nova York, e artista residente no Banff Centre for the Arts (Canadá), no Downtown Television Center e Film/Video Arts (ambos em Nova York).

Novidades na programação de curtas

A programação de curtas, uma das mais concorridas da Mostra Tiradentes, trará novidades ao público nesta 13ª edição. Seus quase 100 filmes estarão divididos em sete mostras diferentes – Homenagem, Foco, Panorama, Mineira, Juvenil, Mostrinha e Especial – e, pela primeira vez, não haverá distinção entre a produção realizada em película ou digital. O grande destaque da seleção, que recebeu mais de 500 filmes inscritos, fica por conta da produção do Nordeste, que responde por mais de 20% dos filmes programados, com especial realce à produção cearense, que além de estar sendo homenageada através do diretor Karim Aïnouz, emplacou 10 curtas na programação.

Fonte: http://www.portugaldigital.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura